Região

Primeira fase do vestibular da UEL será neste domingo

Da Redação ·
Será realizada neste domingo, dia 14, a Primeira Fase do Vestibular 2011 da UEL
fonte: Agência UEL
Será realizada neste domingo, dia 14, a Primeira Fase do Vestibular 2011 da UEL

Será realizada neste domingo, dia 14, a Primeira Fase do Vestibular 2011 da UEL.Dos 19.006 candidatos inscritos no Vestibular 2011, 41,94% (ou seja, 7.972 estudantes) são provenientes de Londrina, o que confirma a tese de que Universidade atende prioritariamente a população local. Do total de inscritos, 78,43% (14. 907 candidatos) são do Paraná, contra 21,57% (4.099) provenientes de outros estados brasileiros.

continua após publicidade

A primeira fase do concurso será realizada no domingo (14), quando os candidatos farão a prova de Conhecimentos Gerais que começa às 14 horas. Os candidatos devem estar no local com uma hora de antecedência.

continua após publicidade

Para garantir a segurança e a tranquilidade do concurso, mais de 1.200 pessoas deverão trabalhar na aplicação e fiscalização das provas, além da logística do concurso. Ao todo os 19.006 candidatos farão provas em 476 salas, em 22 locais, como escolas e faculdades de Londrina, além do Campus da UEL, onde foram distribuídos cerca de 4,4 mil estudantes.

continua após publicidade

A professora Elaine Fernandes Mateus, da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) recomenda que os candidatos aproveitem os dias que antecedem esta primeira fase para relaxar. O objetivo é que o estudante esteja seguro e tranquilo no “dia D”. Outra recomendação é que o candidato se certifique onde será a sua prova. No caso de não conhecer o local, o ideal é ir pessoalmente para evitar surpresas no domingo.

Cartão de Identificação

continua após publicidade

No domingo todos os candidatos deverão ter em mãos o Cartão de Identificação, que informa o local onde será aplicada a prova. Quem não o recebeu pode acessar a Internet (www.cops.uel.br) e imprimir o documento. O candidato precisa colar no cartão uma fotografia recente e uma cópia do RG. Para ter acesso ao local de provas o candidato também deve ter em mãos o documento de identidade original.

continua após publicidade

Plantão

continua após publicidade

O plantão para os candidatos será feito na Sala de Atendimento da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus Universitário, na sexta-feira, sábado e domingo. O horário de atendimento será das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17 horas. No domingo os candidatos serão atendidos entre 8h30 e 11 horas, também na Prograd. O plantão serve para correção de dados pessoais e cadastrais dos candidatos, bem como para retirada de protocolo da segunda via de identidade, para aqueles que perderam o documento.

Curiosidades

continua após publicidade

Este ano tanto o candidato mais novo tem14 anos e é treineiro. Já o mais idoso tem 65 anos. Os dois disputam uma vaga no curso de Direito. O garoto tenta Direito noturno e o mais idoso, matutino. Nesta primeira fase do concurso serão aplicadas 96 provas para candidatos especiais (com deficiência auditiva ou visual), sendo 25 testes ampliados, sete com ledores, um em Braille e três por meio de intérpretes de Libras.

continua após publicidade

Segunda Fase

continua após publicidade

A Segunda Fase do Vestibular será realizada nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, quando os candidatos farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Língua Estrangeira; e de Conhecimentos Específicos.

Concorrência

Este ano Medicina é o curso mais concorrido, com 3.191 interessados para 80 vagas oferecidas, representando 51,18 candidatos por vaga.

Em segundo lugar entre os mais disputados está o curso Direito (noturno) com 23,21 candidatos/vaga; e em terceiro, Biomedicina (21,92). No total, a UEL oferece 3.100 vagas em 43 cursos de graduação, das quais 40% são preenchidas pelo sistema de cotas, por estudantes de escola pública (metade para candidatos que se autodeclararem negros).

Cronograma


14 de novembro - 1ª fase
26 de novembro – divulgação dos classificados para a 2ª fase
5 e 6 de dezembro – 2ª fase
7 de dezembro - prova de habilidade específica para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda, Educação Artística e Música.
18 de janeiro (12 horas) – Divulgação da lista de aprovados em 1ª convocação.