Região

Arapongas intensifica ações no trânsito

Da Redação ·
Arapongas intensifica ações no trânsito para reduzir número de acidentes
fonte: Divulgação
Arapongas intensifica ações no trânsito para reduzir número de acidentes

O Grupo de Operações de Trânsito (Gotran), criado pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestran), dá sequência a plano que objetiva fazer um cerco contra os motoristas infratores através de blitze, que têm por finalidade a fiscalização intensiva de trânsito, priorizando diminuir o número alarmante de acidentes registrado nos últimos meses em Arapongas.

continua após publicidade

Segundo estatísticas da Polícia Militar, o número de mortos neste ano já chegou a 18, perfazendo aumento de 100% se comparado ao ano anterior, quando ocorreram 8 mortes no trânsito. Um número, que segundo o secretário municipal de Segurança e Trânsito, major Edwayne Arduin, obriga as autoridades a multiplicar as ações de policiamento ostensivo.

continua após publicidade

O efetivo do Gotran é formado por 3 guardas municipais e 3 agentes de trânsito, com apoio de 4 motocicletas e uma caminhonete. As operações contam com apoio das Policias Militar e Civil e serão realizadas por tempo indeterminado, dioturnamente, todos os dias da semana em locais e horários diferenciados. O major Arduin acrescenta que essas blitze também trazem uma sensação de segurança ao cidadão na percepção de que a polícia está presente, pois elas também atuam na prevenção do crime e servem para tirar armas, drogas e marginais de circulação.

Desde a criação do Grupo, ocorrida no dia 3 de novembro, já foram feitas blitze em diversos pontos estratégicos da cidade e abordados mais de 500 veículos, resultando a apreensão de 69 veículos, feitas 178 notificações, 05 menores ao volante, 03 direção perigosa e 03 embriagues ao volante.