Região

Vale do Ivaí tem os melhores cafés do Paraná

Da Redação ·
Os primeiros lugares em cada categoria vão concorrer agora em concurso nacional promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic),
fonte: Arquivo
Os primeiros lugares em cada categoria vão concorrer agora em concurso nacional promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic),

O produtor Valdir Rodrigues de Souza, de Jandaia do Sul, ficou em primeiro lugar na categoria Café Natural na finalíssima do Concurso Café Qualidade Paraná, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Emater e Câmara Setorial do Café, com apoio de empresas parceiras. O resultado final foi divulgado em evento quinta-feira à noite no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina.

continua após publicidade


Valdir de Souza obteve da Comissão Julgadora Estadual nota 85,01 para o seu lote, seguido de Alisson Francisco dos Santos, de Grandes Rios, com 81,76, Benedito Lázaro Penachio, de Jesuítas, com 79,21, e Mirian Sioni Suzuki, de Londrina, que obteve nota 75,58.


Na categoria Cereja Descascado, o vencedor foi Luiz Saldanha Rodrigues, de Jacarezinho, que obteve nota 92,75, seguido de Antônio Lázaro Leite, de Nova Fátima, com 87,82, Carlos Roberto Massa (Ratinho), de Apucarana, com 84,11, e Vera Regina Fraga de Oliveira, de Jardim Alegre, com 82,14.

continua após publicidade


Na categoria Pequena Cafeicultura Familiar o vencedor foi Zaldenir Gonçalves, de Londrina, que obteve nota 88,86, seguido de André Cudik, de Santo Antônio da Platina, com 82,79, José Ap. Sanches, de Terra Boa, com 82,29, e Leandro Cezar Terna, de Grandes Rios, com 81,86.
Na fase final participaram 19 amostras em cada categoria. A região de Ivaiporã foi a única a competir em todas as categorias e todos os seus lotes de Grandes Rios foram arrematados no leilão por valores variando de R$ 602 a R$ 650 a saca.


Segundo o agrônomo Nelson Menolli Sobrinho, coordenador da Comissão Julgadora, o Vale do Ivaí mostrou com isso que tem os melhores cafés do Paraná. Os primeiros lugares em cada categoria vão concorrer agora em concurso nacional promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), dia 15 próximo, em Natal, no Rio Grande do Norte. O secretário estadual da Agricultura, Erikson Chandoha, acredita que o Paraná tem todas as condições de ganhar a competição nacional.