Região

Concerto de pianista é transferido para o Cine Teatro Fênix

Da Redação ·
 Arthur Moreira Lima já levou seu projeto para mais de 1 milhão de pessoas
fonte: Divulgação
Arthur Moreira Lima já levou seu projeto para mais de 1 milhão de pessoas

O pianista carioca Arthur Moreira Lima, 70 anos, vem hoje (5) a Apucarana para um concerto gratuito. O palco para um dos mais renomados pianistas e intérpretes da música clássica mundial será o Cine Teatro Fênix, a partir das 20 horas. A princípio a apresentação seria na Praça rui Barbosa, mas foi transferida de local em razão da chuva.
 

continua após publicidade

O projeto de inclusão social e musical “Um Piano pela Estrada” surgiu em 2002. “A ideia foi tomando forma quando fui subsecretário de Cultura do Rio de Janeiro do governo Leonel Brizola”, conta. De acordo com ele, essa experiência mostrou como era complicado e custoso levar as apresentações ao interior do Estado. “Era difícil montar tudo e depois que os músicos iam embora ficava lá o palco para ser desmontado. Com isso, pensei em algo prático”, recorda.
 

Foi assim que nasceu a iniciativa. Em oito anos, já realizou quase 400 concertos, rodou cerca de 150 mil quilômetros, tocou para mais de um milhão de pessoas e passou por quase todos os estados brasileiros. “Não fui ainda a Roraima, Amapá e Amazonas, porque precisa de uma estrutura especial para chegar às comunidades. O transporte terrestre em muitos trechos não é possível”, explica.
 

continua após publicidade

Por onde passa, a platéia valseia com as notas de Chopin, Bach, Beethoven, Mozart, Villa-Lobos e Pixinguinha, entre tantas outras. “Faço um programa com os clássicos europeus e o mais fino da música brasileira”, afirma Lima. O pianista tem 14 DVD’s gravados e mais de 60 CD’s. Alguns com arranjos próprios.
 

Receptividade - De acordo com ele, as pessoas sempre recebem muito bem o concerto. “É fantástica a receptividade, a simpatia, o calor do povo brasileiro em qualquer lugar, seja no Nordeste ou no extremo Sul do País”, observa.
 

Entre tantas viagens pelo solo brasileiro, Lima diz que todas as apresentações são especiais. “Tem um carinho por todas”, afirma. A agenda do pianista está sempre cheia, com concertos na Europa, América Latina e no Brasil. “Não me preocupo mais em ‘agenda cheia’ faço aquilo que realmente vai me trazer compensação espiritual”, garante.
 

continua após publicidade

De acordo com ele, em algum momento temos que para de receber para dar um pouco. “O projeto me proporciona essa satisfação pessoal e espiritual”, sustenta.
 


Talento surgiu aos 6 anos
 

O pianista Arthur Moreira Lima começou a tocar piano aos seis anos. “A família toda gostava e valorizava a música clássica, mas não sei se houve paixão. Senti que tinha talento e as coisas foram acontecendo. Até hoje não sei se escolhi ser pianista”, brinca.
 

continua após publicidade

Aptidão e personalidade o consagraram como um dos maiores pianistas do mundo. Para ele, a música clássica tem espaço no Brasil, mas o acesso as apresentações culturais virá com o progresso econômico.
 

O concerto é uma promoção da Fundação Cultural de Apucarana (Funcap) e Prefeitura de Apucarana, com apoio cultural do jornal Tribuna do Norte do Sesc.
 

continua após publicidade

Um Sorriso Pela Estrada
 

“Um Sorriso Pela Estrada” é um projeto desenvolvido paralelamente ao concerto pela a esposa do pianista Margareth Monteiro Garrete, e a filha Grasiela Garrete,ambas odontólogas. No programa elas realizam palestras educativas sobre prevenção, saúde geral e bucal, higiene e aplicação de flúor. As profissionais estão na estrada junto com ele desde 2002.
 


Curiosidades sobre o Caminhão Teatro

  • Dispensa a construção de um palco;
  • Elimina os custos de aluguel de um piano de primeira linha (o Steinway & Sons de cauda de Arthur Moreira viaja no próprio caminhão e é montado e afinado em uma hora);
  • Permite liberação imediata do local do concerto;
  • Permite um deslocamento rápido para a realização de outros concertos;
  • Toda a equipe (luz, som, telão, afinador), trabalha em conjunto, garantindo a qualidade, a eficiência e a rapidez dos procedimentos de produção.  

Dados Técnicos

  • Dimensões: 12m de comprimento; chassi alongado para atender às especificações do baú; 2,60m de largura; 2,80m de altura.
  • Palco: 7,80m de boca por 5,80m de profundidade.
  • Área: 45,24m² montado sobre um chassi Scania.
  • Tempo de montagem ou desmontagem: 40 minutos a 1 hora.
  • Camarim: completo (WC e lavabo). 3,0x2,6m, área: 7,8m².