Região

Começa recuperação da nascente do Ribeirão Amoreira em Rolândia

Da Redação ·
 Nascente do Ribeirão Amoreira
fonte: divulgação
Nascente do Ribeirão Amoreira

A elaboração de um plano de ações estratégicas para a recuperação e preservação ambiental da nascente do Ribeirão Amoreira no Jardim Vale Verde em Rolândia. Esta é uma das tarefas a ser realizada pelo grupo gestor das Bacias Hidrográficas que vai abranger toda a Bacia do Cafezal.

continua após publicidade


Integram o grupo gestor representantes de órgãos públicos e entidades de Londrina, Cambé e Rolândia. Nesta quarta-feira (3), os membros estiveram no gabinete do prefeito de Rolândia Johnny Lehmann.

continua após publicidade


O objetivo da visita foi estabelecer os critérios da parceria com a prefeitura para a recuperação do local. O grupo gestor irá atuar primeiramente no Córrego Amoreira, em Rolândia, que apresenta parte da bacia urbanizada ou em vias de urbanização e sofre um processo inicial de erosão.

continua após publicidade


“É de suma importância o trabalho que será realizado em nossa cidade. Estamos falando de uma fonte de abastecimento de água para a Região Metropolitana. Faremos todo o possível para a preservação do Meio Ambiente”, afirmou o prefeito Johnny.
No encontro ficou decidido que a Coordenação Regional de Meio Ambiente da Sanepar vai apresentar diagnóstico mostrando os principais problemas da Bacia. A Sanepar irá disponibilizar recursos do Fundo Azul criado justamente para a recuperação e conservação de mananciais.


Estão envolvidas no projeto as secretarias de Planejamento e de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, Conselho de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), Ministério Público e ONG Tudo Verde de Londrina, Instituto das Águas (Antiga Suderhsa), UTFPR e Sanepar.