Região

São Pedro do Ivaí comemora 55 anos neste sábado

Da Redação ·

O município de São Pedro do Ivaí está comemorando neste sábado (30) 55 anos de emancipação política e administrativa. As primeiras famílias chegaram à localidade por volta de 1948, vindas do interior do Paraná e de outras cidades brasileiras, formando um pequeno povoado.

continua após publicidade

A busca de novas terras para a expansão da lavoura cafeeira fez com que a região se desenvolvesse rapidamente. A partir de 1963, a agricultura do município se diversificou, acrescentado os plantios de algodão, rami, soja, feijão e arroz, entre outros. Criado através da Lei Estadual nº 253, de 26 de novembro de 1954, e instalado em 30 de outubro de 1955, foi desmembrado de Jandaia do Sul. Hoje, São Pedro do Ivaí se destaca pela força no agronegócio, inclusive pela produção de açúcar e álcool, através da Vale do Ivaí, usina que surgiu no início da década de 80 e que impulsiona a cultura canavieira em toda a região.

continua após publicidade

“Apesar do quadro de dificuldades que atinge a maioria dos municípios do interior, São Pedro do Ivaí chega aos 55 anos conseguindo avanços importantes em praticamente todos os setores. Isso é fruto de muito trabalho e do clima de paz e de harmonia que reina em nossa comunidade”, avalia a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri. Ela cita como exemplos de obras importantes a Biblioteca Cidadã, que está em fase de conclusão, a Clínica da Mulher e da Criança, com obras em andamento, e um Barracão Industrial, já licitado.

continua após publicidade

“Recentemente também recebemos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano uma autorização de licitação, no valor de R$ 1,2 milhão, para pavimentação de 2,1 quilômetros de ruas e avenidas dos jardins Della Rosa II e Alto da Boa Vista e do Residencial Morumbi. A obra vai beneficiar mais de 200 famílias. Há 20 anos essas melhorias vinham sendo reivindicadas”, afirma Regina. O Estado vai financiar R$ 1 milhão. A prefeita lembra ainda que deve começar neste mês a remodelação completa da praça da igreja, além de aguardar o edital para obras de recape em toda a cidade.

PROGRAMAÇÃO

A festa de aniversário de São Pedro do Ivaí começa logo pela manhã. Às 8 horas, desfile com saída do Posto Ipiranga e percorrendo a Avenida Dr. Cícero de Moraes, com concentração ao lado do Departamento Municipal de Educação. Às 20 horas, missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Às 22 horas, show na Praça do Terminal Rodoviário, com entrega de 10 prêmios da campanha do IPTU.