Região

Verão aumenta em cerca de 30% procura por academias

Da Redação ·
Não existe fórmula mágica para ter um corpo em dia
fonte: Divulgação
Não existe fórmula mágica para ter um corpo em dia

A preparação para o verão já começou. Uma prova disso são as academias lotadas. Nesta época do ano, o número de frequentadores aumenta em até 30%. A menos de dois meses para a próxima estação, os exercícios são de tirar o fôlego. Haja disposição para acompanhar o ritmo das aulas. O resultado estético desejado vem depois de muitas horas, ou melhor, meses de dedicação e disciplina. Infelizmente não existe uma fórmula mágica para ficar em dia com o corpo.
 

continua após publicidade

“Seria ótimo se existisse, mas há. A pessoa tem que mudar os hábitos, treinar, malhar cuidar da alimentação, que é o fundamental”, avalia a personal trainer Klyvia Rossini, de Apucarana. Segundo ela, quando o objetivo é perder peso é essencial uma dieta equilibrada. “Uma nova rotina alimentar e de exercícios vai se moldando aos poucos”, frisa.
 

A saúde é uma das maiores beneficiadas com a prática regular de atividades físicas. “Ajuda no combate ao colesterol, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, fortalece a estrutura muscular, diminui a perda da massa muscular e a densidade óssea também”, explica.


De acordo com estudos, as mulheres vivem em média sete anos a mais que os homens. Não é a toa que elas conquistaram esse número. Em busca do bem-estar e da longevidade, a presença feminina nas academias é mais comum que a masculina. “As mulheres continuam as campeãs. Mas os homens também tem se preocupado mais com a estética e com a saúde”, observa o personal Egidio Camargo júnior, de Apucarana.
 

continua após publicidade

O corpo humano precisa se movimentar para não adoecer. Para isso, não precisa necessariamente estar dentro de uma academia. Existem várias opções para deixar o sedentarismo de lado. Algumas ainda não custam nada. Basta apenas ter boa vontade e seguir alguns cuidados. “A vantagem de um exercício controlado e orientado é que será indicado o melhor para cada pessoa”, salienta klyvia Rossini.
 

Se faltar dinheiro ou tempo para entrar na academia, a personal trainer klyvia aconselha fazer caminhada, academia ao ar livre ou dança. “Essas atividades já trazem benefícios ao corpo. No entanto, antes de iniciar o treinamento deve ser feita uma avaliação clínica para verificar se está tudo bem”, alerta.
 

Outra dica importante antes de entrar em uma academia é verificar se está cadastrada no Conselho Regional de Educação Física (CREF). “Antes de entrar tem que perguntar se o profissional está cadastrado no CREF e a academia também, porque se não estiver habilitado pode ao invés de trazer benefícios causar danos à saúde”, pontua o personal trainer Egidio Camargo Dias.


Depois dessas dicas é só colocar o corpo em movimento. Afinal só temos um.