MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Conseg de Apucarana realiza reunião para discutir construção de penitenciária

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Apucarana realiza hoje (26), a partir das 18h30, uma reunião para discutir a construção de um Centro de Ressocialização e Detenção (CDR) no município. O encontro acontece no Salão Nobre da Prefeitura

Da Redação

·
Minipresídio tem capacidade para 80 detentos, mas geralmente acomoda mais de 200 encarcerados, potencializando os risco de rebeliões e fugas
Icone Camera Foto por Arquivo TN
Minipresídio tem capacidade para 80 detentos, mas geralmente acomoda mais de 200 encarcerados, potencializando os risco de rebeliões e fugas
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2010, 09:55:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Apucarana realiza hoje (26), a partir das 18h30, uma reunião para discutir a construção de um Centro de Ressocialização e Detenção (CDR) no município.

continua após publicidade


O encontro acontece no Salão Nobre da Prefeitura e na oportunidade o ex-tenente da PM Luiz Carlos Leitão vai detalhar o trabalho de ressocialização realizado e patrocinado pela empresa Fujiwara, de Apucarana, nas unidade prisionais de Guarapuava, Ponta Grossa e Londrina.


SUPERLOTAÇÃO – Apucaranenses favoráveis à construção da penitenciária no município lembram que o minipresídio de Apucarana foi inaugurado em junho de 1991 e tem capacidade para 80 detentos, mas geralmente acomoda mais de 200 encarcerados, potencializando os risco de rebeliões e fugas. Os defensores da proposta lembram ainda que a unidade carcerária de custódia cautelar (para presos ainda não condenados) está situada em área residencial na região Sul da cidade.

continua após publicidade

PREFEITO FAVORÁVEL - O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), afirmou ontem aprovar a realização de audiências públicas para discutir a construção de uma penitenciária. Projeto de lei que regulamenta o processo de doação de áreas para tal finalidade foi aprovado pelos vereadores ontem (26) à noite, em última discussão, depois de aprovado em duas sessões extraordinárias.


Favorável ao empreendimento, o prefeito entende ser salutar a preocupação dos vereadores e vai sancionar a lei que obriga a realização de pelo menos duas audiências públicas para autorizar a construção de qualquer sistema de presídio no município.


O chefe do Executivo municipal, no entanto, quer manter a possibilidade de, paralelamente as audiências, adiantar os trâmites burocráticos para aceitar a oferta da Secretaria de Justiça (Seju) e negociar um terreno.

continua após publicidade

“Não quero nada com dúvida. Quanto mais a população tiver conhecimento, tenho certeza que mais convencida vai ficar da necessidade (do presídio) e de que vamos estar em segurança”, disse João Carlos.

A lei deve ser encaminhada hoje para a sanção do Executivo e publicação. Imediatamente, o prefeito deve devolver ao Legislativo e que convocar as audiências públicas. A primeira deve acontecer 15 dias após a convocação e a outra mais 15 dias após a primeira audiência. Neste período, ele espera estar negociando um terreno na zona rural.


“Vou ver e indicar algumas áreas. Uma equipe da Secretaria de Justiça vai ter que avaliar e aprovar. Se tudo ocorrer de forma ágil, após as audiências, eu posso conseguir enviar o projeto de doação do terreno para o Estado”, comenta.

continua após publicidade


O modelo mais indicado para Apucarana, segundo ele, seria um Centro de Detenção e Ressocialização (CDR), que necessitaria de terreno de aproximadamente 2,5 alqueires. O prefeito diz quer instalar o empreendimento a 10 quilômetros do centro da cidade.


O investimento é na ordem de R$ 12 milhões para 700 vagas. O prefeito conheceu os projetos pelo Secretário de Justiça do Estado, Moacir Favetti

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Conseg de Apucarana realiza reunião para discutir construção de penitenciária"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!