Região

IFPR/Ivaiporã abre inscrições para Processo Seletivo 2011

Da Redação ·

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2011 do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O período para efetuar a inscrição vai até 8 de novembro e deverá ser feita exclusivamente pelo site www.ifpr.edu.br. Para os interessados que não tenham acesso à Internet, o Campus Avançado Ivaiporã estará disponibilizando o uso do computador para efetuar a inscrição na Avenida São Paulo, nº 940 - prédio da Agência do Trabalhador, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35, o candidato que participa de programas sociais de renda, como o Bolsa família, poderá pedir isenção da taxa.

continua após publicidade

O Campus Avançado Ivaiporã oferece 120 vagas em três cursos: Técnico em Agroecologia, Técnico em Eletrotécnica e Informática para Internet. O curso Técnico em Eletrotécnica será ofertado na modalidade subsequente, ou seja, é necessário ter o Ensino Médio completo para poder ingressar no curso. Já Informática para Internet será tanto na modalidade subsequente quanto na concomitante (modalidade na qual quem está cursando a partir do 2º ano Ensino Médio já pode ingressar no curso). E, por fim, o curso Técnico em Agroecologia será ofertado na metodologia de alternância, na qual as aulas não são diárias, mas concentradas em alguns períodos, obedecendo um cronograma específico de modo a atender o público do curso.

continua após publicidade

A realização das provas será no dia 28 de novembro, no período da tarde. Já o resultado do Processo Seletivo está previsto para o dia 21 de dezembro. Das vagas oferecidas para os cursos, haverá cotas para inclusão racial, inclusão social, cota para indígenas e para portadores de deficiência. Mais informações no edital do Processo Seletivo.


O Instituto

continua após publicidade


O IFPR é uma Instituição Pública e gratuita de Educação Profissionalizante, criada pela lei 11.892/08, que transformou a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Diferentemente de uma universidade clássica, os institutos federais podem oferecer cursos em todos os níveis e modalidades de Ensino (do Ensino Básico à Pós-Graduação, passando, por exemplo, pelo Ensino à Distância e pela Educação de Jovens e Adultos – Proeja).

Apesar de ter sido criado há cerca de dois anos, o IFPR traz tem na bagagem uma rica e expressiva história, uma vez que a ET-UFPR foi fundada em 1869.

continua após publicidade

A proposta político-pedagógica é outro diferencial. O IFPR tem o objetivo de ser uma ferramenta de desenvolvimento econômico e, principalmente, de inclusão social, ofertando cursos e serviços de qualidade, planejados com base nos Arranjos Produtivos Locais (APL’s).