Região

Apucarana comemora Dia do Dentista

Da Redação ·

Com um café da manhã especial e homenagens prestadas pelo prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), pela diretora geral da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Maria Neusa Sousa de Oliveira e pelo coordenador do departamento de Odontologia, Marcelo Machado da Ponte, os odontólogos da rede pública comemoraram o dia do dentista (25).

continua após publicidade

O evento, que reuniu os 42 profissionais do município, foi realizado hoje (segunda-feira 25/10) na sede da Autarquia Municipal de Saúde. “Estamos felizes em poder prestar essa homenagem aos nossos dentistas e, ao mesmo tempo, felizes com os resultados alcançados este ano por nossas equipes. Agradeço a todos que entenderam os nossos objetivos e peço que continuem colaborando de forma significativa neste setor”, destaca o prefeito.  

continua após publicidade

Segundo ele, estes profissionais têm uma missão especial que é a de cuidar da saúde bucal de toda a população. “Procuramos capacitar nossos profissionais, oferecer estrutura para o trabalho e orientá-los para que o atendimento seja feito sempre com qualidade. Ao tempo em que parabenizamos pelo seu dia, peço o empenho, a dedicação, o comprometimento, a seriedade e zelo neste trabalho. Que continuem atendendo bem aos nossos pacientes e que a auto-estima dos nossos pacientes e uma dentição saudável sejam prioridades neste trabalho”, reforça João Carlos.  

Maria Neusa reforça que a equipe esta afinada e vêm prestando um importante trabalho. “No departamento de odontologia contamos com 89 profissionais, sendo 42 odontólogos. As Unidades Básicas de Saúde e a Unidade Central contam com consultórios odontológicos e os serviços também chegam a outros locais como 10º Batalhão de Polícia Militar, NATTA, Centro Infantil Sonhos de Criança, Mini-presídio e Unidade Móvel. Também estamos realizando o atendimento odontológico noturno, até às 22 horas, nas Unidades de Saúde do João Paulo (Raul Castilho), Parigot de Souza (Marcos Sanches Mascaro) e Jardim Ponta Grossa Maria do Café)”, diz. “Nossos profissionais fazem da rede pública uma referência em atendimento odontológico que atinge toda a sociedade. Procuramos oferecer um atendimento de qualidade e estamos cada dia mais empenhados nesta missão. Nosso principal objetivo é o tratamento e também o acolhimento do paciente com muito amor e dedicação”, completa Maria Neusa.  

Dados  

continua após publicidade

Segundo o coordenador do Departamento de Odontologia, Marcelo Machado da Ponte, houve um grande aumento no atendimento e nos procedimentos já realizados neste ano. “Procuramos promover e melhorar cada vez mais a saúde bucal. Nosso trabalho tem como meta ir além do atendimento odontológico contribuindo para a diminuição e redução das doenças bucais. Nossos profissionais estão qualificados e são comprometidos com o trabalho que realizam”, reforça Marcelo.

De acordo com dados levantados pelo coordenador do departamento e pela dentista Elizabeth de Souza, até setembro de 2010 foram realizados:

continua após publicidade

Procedimentos odontológicos PSF e Atenção Básicas:

Procedimentos coletivos (bochechos em escolares) – 87.942

continua após publicidade

Palestras (escolares, gestantes e outros grupos) - 33.802

Ação coletiva de aplicação tópica de flúor gel, bochecho fluorado, escovação supervisionada, exame bucal com finalidade epidemiológica – 9.346

1ª. Consulta odontológica programática – 11.459

continua após publicidade

Procedimentos preventivos e profiláticos (flúor, selantes, cariostático, evidenciação de placa, profilaxia – 14.823

Procedimentos restauradores resolutivos e provisórios – 23.465

Procedimentos de periodontia e endodontia (raspagem, pulpotomia e capeamento, acesso à polpa e medicação) – 17.029

continua após publicidade

Procedimentos cirúrgicos (exodontias, drenagem de abscesso, tratamento de alveolite) – 3.160

Radiografias – 1.502

continua após publicidade

Procedimentos executados pelo setor de prótese odontológica

Prótese Total maxilar e mandibular - 338

Prótese Parcial maxilar e mandibular - 255

Procedimentos odontológicos executados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

Cirurgia - 868

Endodontia - 1151

Lesões Bucais - 92

Pacientes especiais – 2.287

Periodontia - 1.084