Região

São Pedro do Ivaí amplia ações contra o câncer de útero e mama

Da Redação ·
A campanha levou grande número de mulheres ao ponto de coleta da Secretaria Municipal de Saúde
fonte: Divulgação
A campanha levou grande número de mulheres ao ponto de coleta da Secretaria Municipal de Saúde

O município de São Pedro do Ivaí vem ampliando as ações contra o câncer ginecológico. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nos últimos dias uma coleta de prevenção contra o Câncer do Colo do Útero, além de exames clínicos das mamas e solicitação de mamografias de mulheres acima de 40 anos.

continua após publicidade


De acordo com a enfermeira Maria Gracinda, o objetivo é fazer com que as mulheres que não podem fazer o exame durante a semana tenham a possibilidade de atendimento no sábado. “Este tipo de exame é rotineiro e feito todos os dias nas unidades básicas de saúde. A prevenção é o melhor caminho para se reduzir a mortalidade por causa desta doença, daí a importância da participação das mulheres que se enquadram nesta população de risco”, assinala a enfermeira.


Através dos procedimentos é possível diagnosticar lesões que possam se transformar em câncer de colo de útero. Se os exames apontarem alguma alteração é feita a busca da paciente pela Secretaria da Saúde para o tratamento. “O câncer de útero tem cura, mas pode levar à morte caso não seja detectado no estágio inicial”, alerta Maria Gracinda.

continua após publicidade


Durante o mês de setembro foram realizados 120 exames preventivos e solicitados 20 exames de mamografias. O programa conta com o apoio da prefeita Maria Regina Della Rosa Magri e do secretário de Saúde, Newton Kajimura, que inclusive fizeram a doação de um brinde visando incentivar as mulheres na realização do exame.