Região

Prefeitura de S. Pedro do Ivaí edita novas medidas de enfrentamento ao coronavírus

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Prefeitura de S. Pedro do Ivaí edita novas medidas de enfrentamento ao coronavírus
Prefeitura de S. Pedro do Ivaí edita novas medidas de enfrentamento ao coronavírus

Em reunião nesta quarta-feira (22), no gabinete municipal, o Governo Municipal de São Pedro do Ivaí e Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Coronavírus – Covid-19 tomaram novas medidas de enfrentamento ao coronavirus. 

continua após publicidade

De acordo com o decreto 51/2020, a partir de 23 de abril é obrigatório o uso de máscaras pela população ao entrar em estabelecimentos comerciais, industriais e espaços públicos municipais. As máscaras podem ser de tecido de fabricação caseira, dentro das normas legais. O descumprimento desta medida acarretará em multa ao proprietário do comercio ou indústria que permitir a entrada do cliente sem a máscara.

No mesmo documento, foi alterado o artigo 5º do Decreto nº 031/2020, sobre funcionamento de determinados estabelecimentos. A nova redação permite a reabertura de academias no horário das 06 às 18h, respeitado o limite de uma pessoa para cada 25m², seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

continua após publicidade

Com relação aos restaurantes, bares e lanchonetes, o funcionamento está autorizado apenas para uso exclusivo de serviços de entrega (delivery).

Já salões de beleza, barbearia e manicure podem trabalhar com atendimento em hora marcada, desde que não ultrapasse um atendimento por vez. Sobre as igrejas, o decreto municipal ressalta que as entidades religiosas devem seguir os decretos estaduais 4317/2020 e 4388/2020, com atendimentos individuais e missas e cultos por meio de transmissão ao vivo pela internet, através de redes sociais. Veja aqui o decreto na íntegra.

“O momento é de consciência, sabemos do perigo do coronavírus, por isso vamos continuar com o isolamento social e, as novas medidas, são para evitar que o coronavírus chegue a São Pedro do Ivaí. Pedimos a colaboração de todos”, disse o prefeito José Isalberti.