São Pedro do Ivaí adota fumacê para tentar controlar epidemia de dengue - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Região

São Pedro do Ivaí adota fumacê para tentar controlar epidemia de dengue

Foto por
Escrito por Da redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A 16° Regional de Saúde de Apucarana, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Pedro do Ivaí e a secretaria de saúde, iniciou na quinta-feira o segundo ciclo da aplicação da Ultra Baixo Volume (UBV), ou seja, a aplicação de inseticida nas residências.

O objetivo é controlar e diminuir a proliferação do mosquito da dengue no município. De acordo com o cronograma, a equipe já percorreu as regiões dos conjuntos Vitória Régia, Virginio Seco I e II, Jardim Cambará, Residencial Morumbi, Boa Vista, Alto da Boa Vista, Santa Rita de Cássia I e II, Residencial Florentino Barbati, Residencial Sol Nascente e Jardim Juju.

Nesta sexta-feira, o inseticida será passado no Centro, compreendendo da igreja matriz até a rodoviária, e o conjunto Barbacena. A 16ª Regional informa que o trabalho só não será realizado por intempérie de tempo, como vento forte ou chuva.

Segundo a coordenadora de endemias da Secretaria de Saúde, Aline Verginia Teodoro, a aplicação espacial de inseticidas é usada somente quanto  houver necessidade do controle de surtos e epidemias de dengue. “O município está em epidemia de dengue, estamos com 269 casos notificados e 177 confirmados de pessoas com dengue em São Pedro do Ivaí. Por isso, estamos intensificando a aplicação do inseticida”, destacou a coordenadora.

Para a secretária de Saúde, Simone Tavares, o momento é de preocupação por conta da pandemia do coronavírus, mas todos devem continuar com os cuidados básicos de prevenção contra o mosquito da dengue, como por exemplo, separar 10 minutos para cuidar do quintal.

“Nós buscamos ainda mais a conscientização das pessoas para os cuidados simples para controlar e eliminar os criadouros da dengue. Examinem os terrenos e quintais, eliminando toda a água parada para evitar que o mosquito da dengue prolifere”, enfatizou a secretária de saúde, Simone Tavares.

REPELENTE – A população deve adotar mais alguns métodos de prevenção contra a dengue, como por exemplo, o uso de repelentes, que contribui para manter os mosquitos afastados da pele. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a sugestão é que se verifique o rótulo dos repelentes para saber sobre a aplicação de cada produto. Se for usar a variedade aerossol, não passe direto no rosto: aplique na mão e, depois, na face.

AÇÕES - Entre as ações já realizadas no município, o Governo Municipal e a Secretaria de Saúde já retiraram centenas de pneus inutilizados em borracharias e realizaram dois mutirões de limpeza, em parceria com a secretaria de meio ambiente.

Deixe seu comentário sobre: "São Pedro do Ivaí adota fumacê para tentar controlar epidemia de dengue"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.