Programa de incentivo distribui 137 mil mudas de café em Ivaiporã - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Região

Programa de incentivo distribui 137 mil mudas de café em Ivaiporã

O objetivo do programa é aumentar a produtividade do café no município. (Foto: TNonline)
Foto por
Escrito por Da redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Prefeitura de Ivaiporã começou nesta semana a entrega de 137 mil mudas de café para produtores rurais cadastrados no programa municipal de incentivo à cafeicultura, da Secretaria de Agricultura. As plantas foram produzidas no Viveiro Municipal de Café de Jacutinga. 

Conforme o prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSL), o objetivo do programa é aumentar a produtividade do café no município, melhorar a qualidade do produto e oferecer maior sustentabilidade da atividade. “É um grande projeto de incentivo ao desenvolvimento da cafeicultura aqui dessa região que tem tradição na cultura do café. A ideia é que o cafezal seja renovado, para que eles possam melhorar ainda mais a qualidade do café do Jacutinga, que já é considerado um dos melhores do Paraná”. 

Foto: Reprodução

João Andrade, presidente da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga, agradeceu o apoio da prefeitura. “Nós produtores só temos que agradecer a iniciativa do prefeito de dar incentivo ao café e, sobretudo, de trazer esse viveiro para o Jacutinga. Melhorou muito, com o viveiro perto mais perto das propriedades”.

O cafeicultor Márcio Favaro, vencedor da 16ª edição do concurso Prêmio Café Qualidade Paraná 2018, será um dos cafeicultores que vai receber nos próximos dias 5 mil mudas. Ele fez questão de destacar a qualidade do café produzido no viveiro municipal. “São plantas para quem deseja realmente trabalhar com um café de alta qualidade”, comenta. 

Foto: Reprodução

Vitória Maria Montenegro Holzmann, chefe do Núcleo Regional de Ivaiporã da Seab, que também acompanhou o evento, destacou a parceria dos órgão públicos com a associação. “Se o produtor não tem uma ajuda da Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, dos técnicos da agricultura essas coisas não acontecem. Mas, também só acontecem porque vocês produtores querem e valorizam o produto de vocês”, disse Vitória.

Adir Salla secretário municipal de Agricultura, destacou a qualidade das plantas distribuídas. “Nunca houve no município de Ivaiporã um viveiro tão bem organizado como é agora, com mudas espetaculares  com uma equipe excelente dando toda a assistência para nós”. 

De acordo com o técnico agrícola Elias Leão, coordenador do programa municipal,estão sendo distribuídas 35 mil mudas da variedade ITR 107 e 102 mil plantas ITR 100. Ele explica que para receber as mudas, os produtores auxiliam no manejo do viveiro. “Hoje os cafeicultores tem como contrapartida de trabalhar no viveiro, desde o plantio das semente nos tubetes e durante o desenvolvimento da muda. Isso faz com que o cafeicultor valorize ainda mais, e ele vai levar para o campo aquilo que ele produziu”, completou Elias Leão. 

Deixe seu comentário sobre: "Programa de incentivo distribui 137 mil mudas de café em Ivaiporã"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.