Tribuna do Norte Online
Saiba Agora
Últimas notícias
    Você está em

    Região

    Bombeiros evitam fuga em massa da Cadeia Pública de Ivaiporã; assista

  • Foto por
    Escrito por Ivan Maldonado
    Publicado em 21/02/2020 Editado em 21/02/2020

    Cerca de 10 detentos fugiram por volta das 3 horas da madrugada desta sexta-feira (21), da carceragem da 54ª Delegacia Regional de Polícia de Ivaiporã. Os fugitivos cavaram um túnel e saíram no pátio do 1º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros que fica localizada ao lado da Cadeia Pública.  A fuga só não foi maior graças à intervenção rápida dos bombeiros que estavam de plantão. 

    Conforme informações do sargento Aécio Baia Lopes, durante a noite foi constatado barulhos característicos de ferramentas entre o muro e a carceragem. “Imediatamente, informamos os agentes do Depen. Pouco tempo depois ocorreu a ruptura do muro e logo após, vários passos acelerados saindo nos fundos do quartel”. 

    O sargento conta que solicitou que alguns bombeiros que estavam de plantão e tem porte de armas fizessem o uso das armas particulares, para que pudessem conter  a ameaça. “Uma vez que estavam invadindo uma área militar. Foi feito um disparo de advertência e de recuo para que os presos parassem e os que estavam na iminência de saírem do túnel retornassem”. 

    Do momento da ruptura da parede até a intervenção dos bombeiros, segundo Aécio, “questão de pouco mais de um minuto, foi o tempo de aproximadamente dez detentos conseguirem realizar a fuga”. 
    Um dos fugitivos acabou sendo capturado ainda dentro do pátio do quartel. “Conseguimos cercar ele antes que atingisse a rua. Ele avançou contra um militar que inclusive portava arma de fogo, mas felizmente, o soldado Junior conseguiu conter e imobilizar o fugitivo, sem que fosse necessário o uso da arma”.


    De acordo com o delegado Aldair da Silva Oliveira, a cadeia vai passar por uma vistoria e recontagem de presos por Agentes da Seção de Operações Especiais (SOE) de Londrina com apoio da Polícia Militar (PM), ainda nesta sexta-feira. No início do mês, no dia 8, os policiais já haviam evitado uma fuga por um túnel que começou dentro de uma das alas da carceragem e também saia no quartel dos bombeiros. 

    “O túnel escavado hoje foi na mesma direção daquela situação anterior. Infelizmente, onde eles procuram sair o nosso poder de vigilância é reduzido, nós fazemos todo o perímetro interno. Mas, eles acabaram saindo no quartel dos bombeiros, e infelizmente não conseguimos interceptar”, disse o delegado. 

    A cadeia de Ivaiporã continua superlotada com 170 presos, e capacidade máxima para 70. Para o delegado Aldair um problema que se arrasta há muitos anos e gera transtornos para os policiais e equipe do (DEPEN) Departamento Penitenciário. 

    “O Estado do Paraná há muito tempo está em débito com a questão carcerária e que tem proporcionado essa situação. Perde a sociedade, porque os vizinhos em volta da delegacia convivem com medo, perde a Polícia Civil que tem uma boa parte do seu efetivo deslocado para fazer essa vigilância, perde a PM que tem que empenhar o pessoal na recaptura de preso, perde todo mundo”. 




    Linchamentos virtuais em tempos de fake news

    Linchamentos virtuais em tempos de fake news

    Debate TN

    Linchamentos virtuais em tempos de fake news

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!

    Deixe seu comentário sobre: "Bombeiros evitam fuga em massa da Cadeia Pública de Ivaiporã; assista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Principais matérias