Região

Apucarana recebe Guardas Municipais do Paraná

Da Redação ·
Apucarana será sede do II Congresso das Guardas Municipais do Estado do Paraná
fonte: Arquivo
Apucarana será sede do II Congresso das Guardas Municipais do Estado do Paraná

Apucarana será sede do II Congresso das Guardas Municipais do Estado do Paraná. O evento acontece nos dias 18 e 19 de novembro na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea). A expectativa é receber 300 participantes entre os 24 municípios que já contam com os agentes no Paraná e demais interessados. Membros do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e da Guarda Municipal estiveram reunidos nesta quinta-feira para definir a programação que prevê palestras, painel de experiências e presença de expositores.

continua após publicidade


“O congresso é aberto a todos os municípios do Estado. Além dos que já implantaram a Guarda Municipal, a intenção é reunir outros municípios para que participem e conheçam a experiência”, enfatiza Lara Torres, diretora-presidente do Idepplan - entidade autárquica da Prefeitura de Apucarana a qual a GM é vinculada.


Em breve todos os detalhes da programação, demais informações e ficha de inscrição estarão disponíveis na página da Prefeitura de Apucarana na internet (www.apucarana.pr.gov.br).

Apucarana

continua após publicidade

A Guarda Municipal de Apucarana iniciou as atividades em junho de 2008. Criada para zelar pelos prédios públicos, áreas de preservação do patrimônio natural e cultural do município, a GM conta com mais de 30 agentes que fiscalizam a área central, parques e praças, além de eventos da administração municipal. A GM presta apoio às polícias militar e civil, incluindo Defesa Civil, bem como a diligências da fiscalização municipal, vigilância sanitária e Conselho Tutelar. Além de operar o monitoramento do sistema de segurança por câmeras.

A vigilância por câmeras oferece maior segurança ao cidadão, inibindo a ação, ou possibilitando reconhecimento de criminosos, antecipando-se à ocorrência. O sistema de monitoramento urbano por câmeras de segurança conta com vigilância 24 horas em mais de 30 pontos desde o centro até bairros e rodovias de acesso. Os equipamentos de última geração funcionam com transmissão via rádio por circuito fechado, permitem imagens noturnas e oferecem uma aproximação de foco de até 36 vezes, transmitidas à central que conta com monitores de 42 polegadas. A central é gerenciada pela Guarda Municipal.