MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Secretaria da Saúde confirma duas mortes por gripe na Região

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou nesta quarta-feira (18) a morte de duas pessoas pelo vírus influenza na região. Conforme boletim, morreram uma menina de 1 ano, moradora de Mandaguari e uma mulher de 29 anos, de Marilândia do Sul.De aco

Da Redação

·
Secretaria da Saúde confirma duas mortes por gripe na Região
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.12.2019, 15:45:00 Editado em 18.12.2019, 18:10:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou nesta quarta-feira (18) a morte de duas pessoas pelo vírus influenza na região. Conforme boletim, morreram uma menina de 1 ano, moradora de Mandaguari e uma mulher de 29 anos, de Marilândia do Sul.

continua após publicidade

De acordo com a 16ª Regional de Saúde (RS), a jovem de 29 anos deu entrada no Hospital da Providência em 13 de dezembro e foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A mulher não resistiu e faleceu no mesmo. A causa, segundo o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 16ªRS, foi pneumonia não especificada e influenza B. Não foi possível passar informações sobre a morte registrada em Mandaguari, pois o município faz parte de outra regional. 

Costa explica que entre os vários tipos de vírus da influenza, o H1n1 é o mais difundido e com maior número de casos. "O período mais crítico é no inverno, porque as pessoas estão mais propícias contrair a doença por causa do clima", informa. 

continua após publicidade

No entanto ele orienta que as medidas de prevenção à gripe devem ser mantidas, mesmo no verão. “Além da vacina, entre as medidas preventivas estão a higienização frequente das mãos, principalmente antes das refeições, e a ventilação constante dos ambientes”, destaca.

Os principais sintomas da gripe são febre alta, acima de 38 graus, com início repentino; além de dor de garganta e de cabeça, calafrios, sensação de cansaço e tosse seca. Diante dos sintomas a recomendação é para a busca de atendimento médico nas unidades de saúde. "Diante de qualquer sintoma procurar um médico e evitar automedicação", orienta. 

CASOS
Segundo relatório da Sesa, foram 672 casos confirmados de síndromes respiratórias agudas provocadas pelo vírus Influenza de janeiro até agora. São 12 casos a mais que a publicação anterior, do dia 27 de novembro.

continua após publicidade

Associada ou não a outras comorbidades, como por exemplo, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, hepáticas e renais, a infecção pelo vírus da Influenza provocou 129 óbitos no Estado neste período de monitoramento.

De acordo com o boletim, os casos de gripe são registrados em todas as regiões do Paraná. As cidades que apresentam maior número de casos confirmados da infecção são: Curitiba, com 157; Foz do Iguaçu, com 76; Ponta Grossa, com 38, e São José dos Pinhais, com 31.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Secretaria da Saúde confirma duas mortes por gripe na Região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!