Mais lidas
Ver todos

    Região

    Professores da rede pública de ensino do Paraná encerram greve

    Foto: Divulgação/APP-Sindicato
    Foto por
    Escrito por Redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    Professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná decidiram encerrar a greve da categoria nesta quarta-feira (4). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).

    A categoria protestava contra a proposta de de reforma da Previdência estadual. A paralisação começou na segunda-feira (2). 

    Segundo a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed), nos três dias de paralisação, a foi registrada adesão total em 2,7% das 2.143 escolas estaduais do Paraná, e adesão parcial em 16%.

    De acordo com a Seed, os parâmetros para a reposição de aulas, caso seja necessário, serão definidos pela secretaria em conjunto com os Núcleos Regionais de Educação.

    Os deputados estaduais votaram nesta quarta-feira (3) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera as regras do funcionalismo público estadual.

    O projeto propõe o aumento da alíquota na contribuição dos servidores,  de 11% para 14%, além do estabelecimento de idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres se aposentarem.

    Os professores também reivindicavam a manutenção do Ensino Médio noturno e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    A Seed anunciou o remanejamento de vagas do período noturno do ensino médio em escolas estaduais para o período diurno no dia 20 de novembro. A mudança deve começar a valer no ano letivo de 2020.

    Segundo o Governo do Paraná, o principal motivo do remanejamento das vagas é a taxa de evasão escolar. Em 2018, a taxa foi de 3,6% para alunos do período diurno, e 17,6% nas turmas da noite, de acordo com a gestão.

    Conforme o sindicato dos servidores, o governo não está enfrentando o problema de evasão escolar e usa os dados para justificar o fechamento de turmas.


    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    A luta das mulheres por direitos no Brasil, com Aline Rocha e Gabriela Sacchelli

    Deixe seu comentário sobre: "Professores da rede pública de ensino do Paraná encerram greve"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.