Região

Plano de desenvolvimento do Governo do Estado para o Vale do Ivaí inclui agricultura e turismo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Plano de desenvolvimento do Governo do Estado para o Vale do Ivaí inclui agricultura e turismo
Plano de desenvolvimento do Governo do Estado para o Vale do Ivaí inclui agricultura e turismo

Mais de 120 lideranças de 28 municípios da região do Vale do Ivaí participaram do Fórum Regional de Secretários Municipais do Planejamento, realizado no município de Faxinal, quinta-feira (21).

continua após publicidade

As lideranças locais receberam o Plano de Desenvolvimento do Vale do Ivaí, elaborado pela equipe da Paraná Projetos, que prevê, entre outras ações, a valorização da agricultura familiar e criação de uma rota cicloturística.

O encontro, que contou com a presença de prefeitos, lideranças da região e produtores locais, foi promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, com coordenação da Escola de Liderança do Paraná, em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e a Paraná Projetos.

continua após publicidade

APROXIMAR - O secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, entregou aos prefeitos do Vale do Ivaí o projeto de sinalização da Rota Cicloturística Vale da Aventura. Ela percorre 235 quilômetros de estradas, predominantemente rurais, atravessando o território de 10 municípios. A rota contará com ações de planejamento para estimular o desenvolvimento do turismo e geração de emprego na região.

“O objetivo do fórum foi aproximar a Secretaria do Planejamento com os gestores de desenvolvimento dos municípios, para auxiliá-los diretamente em projetos, no acesso a recursos federais e, com esta interface mais próxima, conhecermos as realidades locais”, destaca Mira Graçano, coordenadora da Escola de Liderança do Paraná.

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) apresentou um panorama da realidade socioeconômica dos municípios. Já o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) mostrou a viabilidade econômica do estímulo à fruticultura.

continua após publicidade

As palestras técnicas abordaram o potencial do turismo, a oferta de linhas de crédito para pequenos negócios e apoio a programas pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep).

Os prefeitos aproveitaram puderam sugerir políticas e projetos para o desenvolvimento dos municípios, como investimentos em piscicultura, galpões industriais, ônibus de turismo e incentivo a compras públicas por produtores locais. No Centro de Convenções de Faxinal, os produtores locais organizaram uma feira de alimentos e artesanato.

KALORÉ - Além de Faxinal, a equipe da Secretaria de Planejamento conheceu boas práticas em turismo de aventura e o programa de geração de emprego de um grupo que produz sacolas térmicas no distrito de Jucimara, em Kaloré. Os produtos são fornecidos a importantes centros do País.

continua após publicidade

O secretário Valdemar Bernardo Jorge destacou que a iniciativa possibilita a jovens trabalharem perto de suas casas, além de ser um incentivo ao comércio local e ao crescimento dos municípios. “Com a oferta de oportunidade e equipamentos de qualidade, todo mundo avança", enfatizou.

“Com parcerias honestas e de longo prazo, a experiência deu certo em nossa cidade. É uma saída para os municípios”, complementou o prefeito de Karolé, Washington Luiz da Silva.

Para incentivar ações também para o desenvolvimento do turismo religioso, o secretário visitou o município de Lunardelli, situado no Vale do Ivaí, que recebe todos os anos milhares de fiéis no Santuário de Santa Rita de Cássia.