Região

Secretário de planejamento participa de reunião sobre turismo e missa em Lunardelli

Da Redação ·
Secretário participou da missa devocional a Santa Rita de Cássia. (Foto: Ivan Maldonado)
Secretário participou da missa devocional a Santa Rita de Cássia. (Foto: Ivan Maldonado)

O secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, ao lado do prefeito Reinaldo Grola participou na manhã de hoje (22) no Santuário Santa Rita de Cássia, da missa devocional à santa. Ontem, o secretário participou em Faxinal do Fórum Regional de Secretários Municipais do Planejamento.  

continua após publicidade

Após a missa, o secretário que também estava acompanhado por servidores da Paraná Projetos participou de reunião organizada pela Secretaria Municipal de Turismo. O secretário de estado disse que ficou encantado com  a região e com o Santuário Santa Rita de Cássia. 

“Viemos aqui para conhecer a região, pois só conseguimos ajudar conhecendo bem a região. Estivemos ontem em Faxinal e a ideia é desenvolver o turismo aqui no Vale do Ivaí, sobretudo o turismo religioso, o turismo de aventura, e incentivar a fruticultura aqui na região que tem um solo muito fértil. Na produção de frutas e na diversificação de produção se consegue gerar um emprego por hectare. O turismo também é uma das formas mais baratas de geração de emprego, e vamos estar incentivando bastante essas áreas aqui no Vale do Ivaí”.

continua após publicidade

O prefeito Reinaldo Grola agradeceu a visita do secretário e equipe. “Para nós é muito importante contar com a visita dele hoje na nossa cidade. Pudemos conversar e mostrar um pouco da nossa realidade aqui de Lunardelli, e apresentar as potencialidades do nosso município”.

Padre Célio Tarozo também elogiou a presença do secretário de estado e da equipe na  missa devacional. “Fiquei muito feliz com a visita. Olha que interessante, o secretário vem para uma reunião, mas antes  faz questão de participar da Santa Missa. Mostrou ser uma pessoa engajada na espiritualidade, que está no Poder Público e sabe que o Santuário para nós primeiramente é para evangelização, mas também tem uma função social muito grande. Porque gera muitos empregos, e ele está atento a essa realidade”.

Rota das Capelas

continua após publicidade

Amanhã, às 6h30, acontece em Lunardelli, a caminhada experimental inaugural da Rota das Capelas. Segundo o secretário de turismo Francisco Aparecido Izidoro a rota é um novo atrativo turístico de Lunardelli, que tem por objetivo fomentar o turismo rural .  

A rota tem 16 quilômetros e saíra do Santuário Santa Rita de Cássia, os caminhantes vão conhecer quatro capelas e a gruta nossa Senhora Aparecida, nas comunidades:  Cristo Rei, Primavera, Santa Ana e Madalena.