Região

Decoração natalina sofre ataque de vandalismo em Londrina

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Decoração natalina sofre ataque de vandalismo em Londrina
Decoração natalina sofre ataque de vandalismo em Londrina

A decoração natalina deste ano ainda não estreou oficialmente, mas já está sendo alvo de vândalos em Londrina. Nesta semana, pelo menos dois casos envolvendo árvores luminosas instaladas pela cidade foram repassados à Guarda Municipal. Um deles dava conta de luzes quebradas na árvore do conjunto Cafezal, na zona sul, mas a situação não passava de um alarme falso. A outra ocorrência, entretanto, se confirmou. Parte da estrutura instalada na rotatória das avenidas Leste-Oeste e Rio Branco, na área central de Londrina, foi danificada por um morador de rua, que, após denúncias da população, foi encontrado com uma doma cheia de luzes num terreno baldio na rua Belém. Ele foi detido em flagrante pela Guarda Municipal. A iluminação foi recuperada e reinstalada na árvore.

continua após publicidade

Além das quinze árvores espalhadas por diversos pontos de todas as regiões de Londrina, a decoração conta com painéis luminosos, luzes coloridas e até a Casa do Papai Noel no calçadão.

As empresas responsáveis pela decoração receberam R$ 1,8 milhão da prefeitura. O contrato prevê a instalação e também a proteção das estruturas. Ou seja, a segurança de tudo também fica por conta das terceirizadas.

continua após publicidade

O presidente do Instituo de Desenvolvimento de Londrina, Bruno Ubiratan, garante, entretanto, que o município também planejou medidas para evitar que a decoração seja vandalizada. Algumas câmeras de segurança foram instaladas no calçadão, nas proximidades da iluminação. A Guarda Municipal, segundo ele, também reforçou o patrulhamento nas regiões mais visadas pelos criminosos.

Ubiratan também pede que a comunidade denuncie sempre que presenciar situações suspeitas no entorno da decoração. Na avaliação dele, é importante entender que a iniciativa custou dinheiro público e precisa ser preservada.

A decoração de Natal deste ano vai ser lançada oficialmente na próxima sexta-feira.

Com informações CBN Londrina.