Região

Idec avalia transporte gratuito de Ivaiporã

Da Redação ·
O transporte coletivo gratuito é custeado pela Prefeitura. (Foto: Arquivo/Ivan Maldonado)
O transporte coletivo gratuito é custeado pela Prefeitura. (Foto: Arquivo/Ivan Maldonado)

O prefeito de Ivaiporã Miguel Roberto do Amaral recebeu na manhã de ontem, o  pesquisador em Mobilidade Rafael Calabria e o advogado Michel Roberto de Souza, ambos do  Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).  Eles estiveram na cidade conhecendo o serviço de tarifa zero do transporte coletivo oferecido pela Prefeitura para a população. O prefeito estava acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores Eder Bueno e pelo vice Ilson Gagliano. 

continua após publicidade

Conforme Calabria, a visita faz parte de um projeto que tem por finalidade levar a ideia a outras cidades do Brasil. “É um serviço que algumas poucas cidades do pais implementaram e é um serviço que de fato é muito bom para o comércio e para o meio ambiente, pois reduz o impacto ambiental. Estamos trabalhando e conhecendo esses exemplos no Brasil para levar essa ideia para outras cidades brasileiras”. 

Idec avalia transporte gratuito de Ivaiporã fonte: Reprodução

Miguel Amaral falou da importância do serviço oferecido para os trabalhadores de Ivaiporã. “É um serviço importante que atende a população dos bairros e do centro.  Socialmente é uma das grandes conquistas da Prefeitura de Ivaiporã”, comenta. 

continua após publicidade

O prefeito anunciou ainda, a doação da Prefeitura de Curitiba de dois ônibus para o transporte gratuito da cidade. “Quero agradecer o prefeito Rafael Greca, ao nosso deputado estadual Alexandre Curi que intercedeu por nós, para conseguimos da URBS um ônibus articulado e um ligeirinho. Vão passar por reforma e serão entregues para a população no início de fevereiro”, comenta. 

Atualmente o transporte de coletivo gratuito tem seis ônibus. “Será um reforço para o transporte coletivo. Hoje, por exemplo, a linha que faz o transporte da Vila Nova Porã já necessita de dois ônibus. Se usarmos o articulado, um ônibus já será o suficiente”, relata Miguel Amaral. 

Idec

O Idec  é uma associação de consumidores sem fins lucrativos  que  tem por missão  orientar, conscientizar, defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos de consumidores-cidadãos.Na área de Mobilidade Urbana o Idec atua em duas frentes principais: uma é voltada para a qualidade e a outra para a sustentabilidade, objetivando melhorar o serviço de transporte público, levando informação sobre os direitos e estimulando os cidadãos a exigi-los.