Região

Vigias 24 horas garantem segurança em passagem de nível de Jandaia do Sul; veja o vídeo

Da Redação ·
Foto: Maicon Sales
Foto: Maicon Sales

A passagem da linha férrea de Jandaia do Sul, no final da Avenida Tancredo Neves, que havia se tornado famosa pela quantidade de acidentes no local, está sem registros de colisões há 4 meses. Isso acontece graças a uma mobilização da administração municipal junto a empresa Rumo, concessionária que administra a ferrovia, para sinalização e impedimento da via nos horários de passagens de trem.

continua após publicidade

De acordo com o prefeito de Jandaia do Sul Benedito José Púpio, o Ditão, várias reuniões foram realizadas com representantes da empresa, buscando uma solução para o local. “Não podíamos mais conviver com os acidentes acontecendo ali, por isso, cobramos uma solução e fomos atendidos, com a disposição de vigias 24 horas para interditar as vias em horários de passagem do trem”, explicou o prefeito.

Vigias 24 horas garantem segurança em passagem de nível de Jandaia do Sul; veja o vídeo - Vídeo por: Reprodução

continua após publicidade

Ainda de acordo com Ditão, a medida é provisória, e em breve, um semáforo deverá ser colocado no local. “Esse semáforo funcionará com câmeras para multar quem tentar ultrapassar o sinal vermelho, que será acionado quando o trem for passar. Acredito que com o semáforo, vai melhorar bastante”, afirmou.

O prefeito lembrou ainda que as obras de duplicação do trecho da rodovia BR 376, as margens da ferrovia, devem acabar de vez com o problema dos acidentes. “Agora que o Ministério Público está pressionando o DER para que a duplicação saia do papel, acredito que o problema poderá ser resolvido de uma vez por todas, com a construção de um viaduto que vai tirar o trânsito de veículos da passagem de nível”, disse ele, se referindo a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) ao Departamento de Estradas de Rodagem no Paraná (DER/PR), para que todos os processos administrativos de desapropriação necessários para as obras iniciem, sejam realizados.

De janeiro a julho deste ano, 8 acidentes foram registrados no local. O último acidente no local foi registrado pelos bombeiros civis de Jandaia no dia 25 de julho. Desde então, a Rumo colocou vigias 24 horas na passagem de nível, para garantir a segurança. O local, no acesso à BR-376 saída para Mandaguari, é entrada e saída da cidade para diversos municípios da região e ponto importante de passagem de caminhões que fazem escoamento da produção de cana de açúcar, já que a cidade possui uma usina de beneficiamento. Além disso, o trecho é passagem obrigatória para alunos da Fafijan e do campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que funcionam no mesmo prédio próximo à passagem de nível. 

Tags relacionadas: #Acidentes #Jandaia #trem