Mais lidas
Ver todos

    Região

    Seca coloca quatro municípios em estado de alerta na região

    Foto por
    Escrito por Da Redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    A Sanepar colocou em situação  de alerta quatro municípios do Vale do Ivaí, por causa da seca que atinge a região. A recomendação de uso racional da água é válida para os municípios de Godoy Moreira, Rosário do Ivaí, Lunardelli e Jardim Alegre, que juntos, aumentaram em 14% o uso diário de água, cerca de 463 mil litros a mais.

    A falta de chuvas regulares nos últimos 128 dias reduziu drasticamente a vazão do Rio Água do Milton, em Godoy Moreira, dificultando a produção de água pela Sanepar. Além disso, as altas temperaturas provocam aumento na demanda por água: o consumo diário aumentou 23%, passando de 390 mil litros de água para 480 mil litros de água por dia. 

    Em Rosário do Ivaí, a vazão do Rio Escrita, também está comprometida e o consumo diário aumentou 21%, passando de 440 mil litros de água para 532 mil litros de água por dia. 

    Em Lunardelli, o Rio Barreiro, reduziu a vazão, ao mesmo tempo que o consumo diário aumentou 10%, passando de 750 mil litros de água para 821 mil litros de água por dia. 

    Em Jardim Alegre, o abastecimento dos poços da cidade está comprometido e o consumo diário aumentou 15%, passando de 1,65 milhões de litros de água para 1,86 milhões de litros de água por dia.

    Para amenizar a situação, a Sanepar tem complementado o abastecimento público com caminhão-pipa e está colocando em operação um poço reserva, em caráter emergencial.
     
    Mesmo assim, a Sanepar solicita a colaboração da população para que o consumo de água seja priorizado para alimentação, higiene pessoal e limpeza da casa, sem desperdícios.
     
    Importante relembrar algumas recomendações para manter o uso racional e consciente da água:

    - Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
    - A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
    - A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
    - Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
    - Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
    - Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
    - Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Jornal da Tribuna 2ª Edição - 07/07/20

    Deixe seu comentário sobre: "Seca coloca quatro municípios em estado de alerta na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.