Região

Jeep Fest é o primeiro evento da região a incluir categoria feminina 

Da Redação ·
Malu Aranda considera importante a participação das mulheres em esportes. Foto: Arquivo pessoal
Malu Aranda considera importante a participação das mulheres em esportes. Foto: Arquivo pessoal

Neste sábado (19) acontece a 1ª edição do Jeep Fest, em Cambira. O evento off-road, que tradicionalmente tem competidores homens, será o primeiro em todo o Vale do Ivaí a incluir a categoria feminina. No total são seis inscritas e entre as competidoras está Malu Aranda, 26 anos, de Campo Mourão. 

continua após publicidade

Malu conta que a paixão por esportes radicais começou ainda na infância, por incentivo pai Orlando Aranda. "A principio com 6 anos de idade ganhei uma mini moto do meu pai, com um mês já estava pilotando, com 8 anos ganhei o meu primeiro Kart", conta. 

Com oito anos de idade ela começou a competir no Kartódromo de Londrina e por todo Brasil. "Participei do Paulista Light, onde tivemos de colocar 80 kg de chumbo no kart e fiquei em terceiro lugar no paranaense de kart. Porém como as competições exigiam muito investimento, migrei para o Cross-Country e Motocross. Corremos por todo Brasil e ganhei muitos títulos durante esse percurso", destaca.

continua após publicidade
Jeep Fest é o primeiro evento da região a incluir categoria feminina  fonte: Reprodução

(Malu se interessou por esportes radicais por incentivo do pai. Foto: Arquivo pessoal)

Nos últimos anos, Malu deu um tempo nas competições para priorizar os estudos. Mas a paixão falou mais alto e ela começou a pilotar Jeep, outra vez incentivada pelo pai. "Essa será a minha primeira corrida de 4x4 e espero aprender com o pessoal que compete há tempos", diz. 

Ela garante que não tem medo de se arriscar na competição e considera muito importante a participação e destaque das mulheres, não somente no esporte, mas em todas as áreas. 

continua após publicidade

"Acho muito importante a participação das mulheres em esportes, não só radicais, mas de modo geral, para continuarmos quebrando tabus, pois, ao contrário do que muitos dizem, ainda existem muitos preconceitos e diversas manobras, até política, para dificultar o acesso das mulheres aos esportes e áreas considerados para homens", observa. 

Jeep Fest é o primeiro evento da região a incluir categoria feminina  fonte: Reprodução

(Heloísa Godas vai competir pela primeira vez, em Cambira. Foto: Arquivo pessoal)

A adolescente Heloísa Fonseca Godas, 16 anos, de Mauá da Serra, também vai competir pela primeira vez. Ela conta que sempre participou de trilhas com o pai e passou a se interessar pelo esporte.

continua após publicidade

"Comecei agora, mas sempre gostei, pois cresci vendo meu pai andar de Jeep. Acho bem legal as mulheres também mostrarem suas habilidades nessa área que é sempre voltada para um universo masculino", afirma. 

Jeep Fest é o primeiro evento da região a incluir categoria feminina  fonte: Reprodução

JEEP FEST
O maior evento off-road do Vale do Ivaí começa a partir das 9 horas, no Loteamento Vieceli, com entrada gratuita. 

continua após publicidade

Segundo a organização, será o primeiro evento da região com a categoria 4x4 street. A competição também terá a presença de pilotos de toda a região nas categorias 4x4 willys, stock, graduados e força livre. 

"É um prazer colocar pela primeira vez a modalidade feminina. Foi até um questionamento nosso e também uma maneira de trazer mais o público feminino para os eventos. Tenho certeza que esse será o primeiro de muitos", assinala o secretário municipal de Educação e Esportes Felipe Zani.

Segundo Zani, a expectativa de público é muito grande. "Esse é o primeiro evento nessa modalidade no município. Fizemos a pista e temos mais de 40 participantes em todas as categoria", comenta.

Além das competições, o 1º Jeep Fest também terá área de alimentação e bebidas com com food trucks. 

Tags relacionadas: #cambira