Região

'Vamos Ler!' completa 10 anos formando cidadãos

Da Redação ·
Universitária Tairine Ferreira dos Santos lembra com saudade do tempo em que participou do “Vamos Ler!”: “Hábito da leitura ficou”
fonte: Sérgio Rodrigo
Universitária Tairine Ferreira dos Santos lembra com saudade do tempo em que participou do “Vamos Ler!”: “Hábito da leitura ficou”

O projeto cultural “Vamos Ler!”, da Tribuna do Norte, completa 10 anos. Em uma década de atividades, mais de 100 mil crianças e jovens foram atendidos em mais de 200 escolas da rede pública e particular espalhadas pelo Vale do Ivaí e outras regiões do Paraná.

continua após publicidade


Desenvolvido em parceria com a iniciativa privada, o projeto leva o diário, uma vez por semana, a cada um dos estudantes abrangidos. As edições são utilizadas como ferramenta para atividades junto com professores, em sala de aula. Em casa, os alunos também têm a oportunidade de compartilhar com os familiares o mesmo jornal.


O presidente do Grupo Tribuna de Comunicação, Baltazar Eustáquio de Oliveira, avalia que o “Vamos Ler!” vem contribuindo cada vez mais para a formação de cidadãos. “Entendemos que trabalhamos para uma sociedade melhor, constituída por jovens mais críticos e mais preocupados com nossa comunidade, Estado e País”, define.
 

continua após publicidade

Ele sustenta que, ao longo desses anos, parceiros e equipes pedagógicas das escolas abrangidas também auxiliaram no andamento do projeto cultural. “A participação deles tem sido fundamental. É um trabalho social muito dignificante e que pretendemos ampliar. Temos certeza de que é apenas através da leitura que podemos ter um povo que conhece seus direitos e obrigações para um mundo melhor”, defende.


Para a coordenadora do “Vamos Ler!”, Michela Vieira Prestes, a iniciativa vem rendendo bons frutos entre o público. “Os estudantes contemplados passaram a ter um desempenho escolar melhor do que aqueles que não são atingidos por projetos assim, o que é comprovado por pesquisas”, compara.
 

Ela explica que, com o foco nas crianças, o “Vamos Ler!” traz benefícios que vão além da leitura. “Há o enriquecimento de vocabulário e, principalmente, de bagagem cultural. O público aprende ainda a interpretar textos”, comenta. Em Apucarana, todas as 37 escolas municipais desenvolvem o projeto com os alunos da 4ª série.

continua após publicidade


“Como estão prestes a sair do ensino em tempo integral, os estudantes se preparam para mudanças, conhecendo um pouco da realidade através do jornal”, salienta. Além disso, o projeto é aplicado com estudantes de outras séries, inclusive, do Ensino Médio.
A aluna do segundo ano de Ciências Contábeis da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Tairine Ferreira dos Santos, de 19 anos, participou do “Vamos Ler!” durante cinco anos. Ela conta que foi através do projeto que passou a ter contato com a Tribuna.

“Tudo começou na escola, em 2000. Aos poucos, fui criando o hábito de ler todos os dias e hoje vou atrás do jornal onde precisar”, afirma. Ela diz ainda que a iniciativa a ajudou posteriormente. “O jornal teve uma influência muito forte sobre meus conhecimentos gerais. No vestibular que passei, por exemplo, acertei uma das perguntas porque me lembrei do que li na Tribuna”, recorda.


Entre as atividades de comemoração dos 10 anos do “Vamos Ler!” estão previstos o lançamento de um livro com histórias e projetos de escolas participantes, premiações de professores e patrocinadores e uma mostra no Cine Teatro Fênix. Recentemente, um concurso premiou com um computador e assinaturas anuais da Tribuna alunos de 7ª e 8ª séries de escolas estaduais. Eles escreveram redações com o tema “Por que ler é importante?”.