Região

Prefeitura e Governo irão realizar final do 17º Concurso Qualidade Café Paraná em Ivaiporã

Da Redação ·
Produtores entregam sacas de café para 17º Concurso Café Qualidade Paraná. (Foto: Assessoria Imprensa Prefeitura Ivaiporã)
Produtores entregam sacas de café para 17º Concurso Café Qualidade Paraná. (Foto: Assessoria Imprensa Prefeitura Ivaiporã)

A final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná será realizada, em Ivaiporã, no dia 24 de outubro. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Câmara Setorial do Café do Estado e a Prefeitura de Ivaiporã.

continua após publicidade

Conforme o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, será um desafio sediar a final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná e uma conquista para o Vale do Ivaí. “O objetivo é valorizar a produção do café e estimular a agricultura familiar no município, onde o Valor Bruto de Produção [VBP] cresceu 21,6%. Ou seja, 4 vezes a mais que a média do crescimento do Paraná, que foi de 5,5%", lembrou Miguel Amaral. 

A Prefeitura de Ivaiporã – por meio dos Departamentos Municipais de Agricultura, e de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio – e Emater selecionaram as amostras dos grãos de café dos 5 produtores inscritos no 17º Concurso Café Qualidade Paraná. 

continua após publicidade

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Cleverson da Silva Souza, cada produtor entregou 62,5 quilos de café. Desse total, são armazenados 2 quilos de cada inscrito. As amostragens são identificadas, lacradas e guardadas no barracão da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga. 

Do distrito do Jacutinga se inscreveram no 17º Concurso Café Qualidade Paraná os produtores: Valdecir de Souza, Valdecir Siqueira Teixeira, Walter Marcomini e Márcio Fávaro, e do município de Jardim Alegre o produtor Amarildo Estevão Barbosa.  

A diretora do Departamento Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, Rosana Pagé, explicou que as amostras de café serão analisadas no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de Londrina e classificadas pelos juízes do 17º Concurso Café Qualidade Paraná. 

O produtor Valdecir Siqueira Teixeira, que ficou em 2º lugar com nota 82,29 no 2º Concurso Café Qualidade Ivaiporã - Etapa Jacutinga, espera ficar entre os melhores classificados no 17º Concurso Café Qualidade Paraná.