Codesi Ivaiporã cobra agilidade na ampliação da rede de esgoto - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Região

Codesi Ivaiporã cobra agilidade na ampliação da rede de esgoto

Rafael Malaguido afirmou que as obras de rede de esgoto serão iniciadas em 2020 (Foto: Ivan Maldonado)
Foto por
Escrito por Ivan Maldonado
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A convite do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ivaiporã (Codesi), o novo gerente geral da Região Nordeste da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Rafael Malaguido participou ontem (22), em Ivaiporã, de uma reunião com lideranças políticas, empresários e população em geral. 

Na pauta, a implantação da rede coletora de esgoto, hoje Ivaiporã tem apenas 14% dos domicílios atendidos pelo sistema. Em 2015  a Sanepar renovou o contrato com Ivaiporã que previa a ampliação de 12 para 85% da rede de esgoto até 2027 e a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE),  dentre outros.

Mauro Merigue, presidente da ACISI e do Codesi cobrou do novo presidente urgência na ampliação da rede de esgoto.  “Com relação ao abastecimento de água não temos o que reclamar, o nosso problema é com a rede de esgoto. Temos promessas de governos passados e até agora nada foi feito. Hoje Ivaiporã está atrasadíssimo, cidades muito menor que a nossa tem 90% de rede implantada”.

Ainda segundo Merigue, a situação de esgoto na cidade é gravíssima. “As fossas hoje são muito antigas com riscos de desmoronamento, e com a lei não permitindo construir novas fossas estamos de mãos atadas. Mas, estamos confiantes, que com novo governo e com a vinda do Rafael Malaguito, daqui a um ano possamos estar comemorando os avanços”.  

Malaguido se mostrou sensível aos problemas, e relatou que a Sanepar tem garantido recursos para a construção de uma nova ETE e ampliação da rede de esgoto. “Nós vamos entrar agora com um processo licitatório, aonde vamos ampliar a rede de esgoto de Ivaiporã de 14% para 60% com obras para se iniciar agora em 2020, onde serão aplicados quase R$ 50 milhões. Não é mais um sonho, nós temos questões legais é claro, prazos a serem cumpridos, mas a licitação correndo tudo bem, temos previsão de meados de março iniciar as obras”, afirmou. 

Ele explicou que a Sanepar também realiza um novo projeto de obras para Ivaiporã, em função de uma nova demanda do IBAMA. “Nós tivemos que adaptar todas as nossas ETEs para parâmetros que o IBAMA considera ideal.  Então hoje, a Sanepar tem uma filosofia muita clara de excelência no que diz respeito a água potável. E essa mesma excelência, a partir dessa nova gestão também está inserida no processo de esgoto”. 

O vice-prefeito Ilson Gagliano, que na oportunidade representava o prefeito Miguel Amaral disse que a reunião foi muito produtiva. “A gestão anterior tinha assinado contrato com a Sanepar e não vinha sendo cumprido. Já estamos no atraso na primeira fase, era para estarmos com 33% das obras concluídas, e essa reunião foi fundamental para reafirmamos o compromisso”, disse Gagliano.

Também marcaram presença na reunião o ex-prefeito Luiz Carlos Gil, o gerente da regional da Sanepar em Apucarana Luiz Carlos Jacovassi, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ivaiporã, Luiz Carlos Favarin, dentre outras autoridades. 

Deixe seu comentário sobre: "Codesi Ivaiporã cobra agilidade na ampliação da rede de esgoto"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.