Surto de dengue coloca Arapuã em alerta - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Região

Foto por
Escrito por Ivan Maldonado
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Com cerca de 300 habitantes, o distrito de Bem-te-vi, em Arapuã, enfrenta um surto de dengue. Conforme informações do setor de epidemiologia da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, até o início da tarde de ontem, a comunidade tinha registrado nove casos positivos de dengue e 35 notificações em investigação. A confirmação de mais três casos eleva o município para situação de epidemia,

É considerada epidemia de dengue quando há uma razão de mais de 300 casos por 100 mil habitantes. O município de Arapuã, tem 3.128 habitantes. Segundo o coordenador de endemias da 22ª RS, Claudio Nunes, na regional, até agora são 101 notificações e 19 casos positivos dengue. Além dos nove registrados em Arapuã, são 6 em Ivaiporã, 2 em Lunardelli, um caso confirmado em São João do Ivaí e outro em Mato Rico. “A situação aqui (Bem-te-vi) é de um caso importado e oito autóctones. Para configurar epidemia só são contabilizados casos autóctone. Então, com mais três casos  o município evolui para epidemia”, esclarece. 

Valdinei Balbino Loredo chefe da Vigilância Sanitária (Visa) no município relata que para reforçar o combate ao mosquito transmissor da dengue em Bem-te-vi desde a segunda-feira, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias realizam um mutirão na localidade. “Foi feita nebulização com bomba costal em todas as casas e arrastão de limpeza”, comenta. Além do distrito de Bem-te-vi a Prefeitura fará arrastão de limpeza no quadro urbano de Arapuã e, na sequência, no distrito de Romeópolis. 

O objetivo dos agentes é recolher possíveis abrigos para focos de mosquito e eliminar criadouros, além de orientar os moradores sobre quais medidas básicas para prevenir a infestação dos mosquitos. Ele também agradece o apoio de agentes de municípios vizinhos que auxiliaram no arrastão. “Além do nosso pessoal aqui de Arapuã, nós tivermos uma grande cooperação ontem de cinco agentes de saúde de Jardim Alegre, mais um agente de Cruzmaltina e outro de Godoy Moreira”, enfatiza Loredo. 

SINTOMAS

A dona de casa Rosana Aparecida Batista de Souza conta que o filho dela é uma das pessoas com casos confirmados com dengue. Ela e o marido também tiveram os sintomas da doença e agora aguardam o resultado dos exames. “O sintomas são complicados e judia bastante da pessoa é dor no corpo, indisposição, foi bem difícil. É importante que mundo tome cuidado com sua casa, se todos cuidarem do seu quintal já é o suficiente”, disse.

Sesa lança campanha

A Secretaria da Saúde do Paraná lançou ontem uma campanha digital com orientações sobre medidas preventivas para o combate à dengue. O mote é Faça a sua parte na luta contra a dengue. O material será veiculado nas mídias sociais da Secretaria e Regionais de Saúde e disponibilizado para todos os municípios. São 21 posts que alertam sobre a importância do envolvimento de todos na luta contra a dengue. O boletim epidemiológico semanal com os números da dengue no Paraná apresenta 4.191 casos confirmados. São 1.077 casos a mais que na semana anterior.

“Importante frisar que em todo Paraná o combate ao mosquito Aedes aegypti continua”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. “Tivemos mais uma semana com aumento de casos e de casos mais graves em alguns municípios. Por isso, reafirmamos o pedido para que a população participe deste combate adotando medidas simples, como manter os quintais limpos, sem lixo e sem depósitos de água parada, que são os principais locais de criação de novos focos do mosquito transmissor da doença”, afirmou o secretário.

São 170 municípios com casos confirmados de dengue e 22 registram situação de epidemia. Na área da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, São Pedro do Ivaí tem maior número de casos (10), seguido por Apucarana (8), Califórnia (6), Arapongas (5), Jandaia do Sul (2), Grandes Rios (1) e Marilândia do Sul (1). 

Deixe seu comentário sobre: "Surto de dengue coloca Arapuã em alerta"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.