Região

Cruzeiro do Oeste recebe pela segunda vez o Paraná em Ação

Da Redação ·
 Nesse ano a expectativa é de realizar mais atendimentos, devido ao aumento de serviços que estarão disponíveis
fonte: AENotícias
Nesse ano a expectativa é de realizar mais atendimentos, devido ao aumento de serviços que estarão disponíveis

A população de Cruzeiro do Oeste e de cidades vizinhas se prepara para receber, pela segunda vez, a edição do Paraná em Ação, que começa nessa sexta-feira (05), no Salão Halley Paz, no centro da cidade. Na primeira edição, que aconteceu em 2006, foram realizados mais de 40 mil atendimentos para um público superior a 4,5 mil pessoas. Esse ano a expectativa é de que esse número seja maior devido ao aumento de serviços que estarão disponíveis durante todo o final de semana.

O sucesso do programa acontece graças à mobilização das secretarias estaduais e municipais, prefeituras, governo federal, Poder Judiciário, federações, universidades, iniciativa privada e de voluntários. O evento começa a ser organizado com até três meses de antecedência. As atividades para Cruzeiro do Oeste, por exemplo, começaram em 18 de dezembro do ano passado, com a reunião entre a Secretaria de Relações com a Comunidade, prefeitos municipais e representantes das secretarias de Ação Social, Saúde e Educação dos municípios participantes.

“Nessa reunião explicamos toda a sistemática do evento e definimos a função de cada um para que os municípios comecem a organizar os cadastros e as caravanas. Paralelamente, a equipe da Secretaria em Curitiba já está tratando de todos os detalhes junto aos mais de 50 parceiros que fazem do Paraná em Ação um programa de absoluto sucesso”, declara Milton Buabssi, secretário de Relações com a Comunidade.

Os principais responsáveis pela divulgação do evento em suas regiões são as secretarias municipais de Ação Social, os Núcleos de Educação e a Emater. A Ação Social das prefeituras organiza o cadastro prévio da população de seu município que precisa fazer documentos e a Emater divulga o evento junto à população rural.

Já os Núcleos Regionais de Educação divulgam o Paraná em Ação nas escolas para que elas se organizem e levem seus alunos, que têm a oportunidade de usufruir diversos serviços num único local. Além da confecção dos documentos, a feira oferece uma série de atividades de interesse dos alunos, entre elas a Vendinha do Fisco, que numa brincadeira de compra e venda de produtos fictícios mostra a importância de se pedir nota fiscal depois das compras, e a Oficina de Robótica, onde os jovens poderão montar robôs com sucatas eletrônicas.

Para os alunos do ensino fundamental e para as crianças em geral, o Sesc oferece atividade como noções de higiene bucal, recreação infantil, como cama elástica, piscina de bolinha, camarim de pintura e atividades esportivas.

continua após publicidade