MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Manutenções em obras podem evitar acidentes, alerta Crea

Incidentes da Engenharia a exemplo da interdição da ponte que liga a Marginal Tietê à Via Dutra na última quarta-feira (23), ocasionada pelo rompimento da viga de apoio da estrutura no pilar, ilustram a gravidade da falta de manutenção periódica de obras

Da Redação

·
​Após interdição de ponte em SP, Crea-PR ressalta a importância das manutenções preventivas em obras como pontes, viadutos passarelas e marquises em todo o Paraná.
Icone Camera Foto por Reprodução
​Após interdição de ponte em SP, Crea-PR ressalta a importância das manutenções preventivas em obras como pontes, viadutos passarelas e marquises em todo o Paraná.
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2019, 07:44:00 Editado em 25.01.2019, 08:03:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Incidentes da Engenharia a exemplo da interdição da ponte que liga a Marginal Tietê à Via Dutra na última quarta-feira (23), ocasionada pelo rompimento da viga de apoio da estrutura no pilar, ilustram a gravidade da falta de manutenção periódica de obras estruturais urbanas. 

continua após publicidade

Diante o ocorrido, o Crea-PR ressalta a importância da realização não somente de ações de inspeção de obras mas, sobretudo, de prevenção por parte dos órgãos competentes. "A manutenção preventiva tem que ser prioridade no planejamento de obras da cidade e não somente a corretiva, que é um reparo feito após o surgimento de algum problema. É a preventiva que possibilita evitar desabamentos, desmoronamentos ou ruína da estrutura”, aponta o Conselheiro do Crea-PR e engenheiro civil Leonardo da Silva Rocha.

A responsabilidade de vistorias técnicas e estruturais nas cidades é dos
municípios ou de concessionárias de rodovias pedagiadas, DER e DNIT. O
Crea tem uma ação chamada de FPI - Fiscalização Preventiva Integrada -
realizada em conjunto com as Prefeituras Municipais, DER, DNIT e demais
orgãos responsáveis pelas vistorias técnicas de estruturas nas cidades, que é demandada pelas seis Câmaras Especializadas do Conselho ou pelos
Inspetores da autarquia. 

continua após publicidade

“As demandas são pontuais e geralmente partem de alguma denúncia. A partir dai contatamos os órgãos parceiros e vamos a
campo averiguar a responsabilidade técnica. No ano passado realizamos 23
FPIs. Mas a manutenção preventiva constante, que não nos compete, é um
trabalho maior, que precisa estar no planejamento de obras dos municípios", explica o Gerente Regional de Apucarana do Crea-PR e engenheiro civil, Jeferson Antonio Ubiali.

As FPIs normalmente são realizadas em locais com grande concentração de
pessoas ou que envolvam riscos à vida ou ambientais. “O Crea-PR auxilia nas FPIs devido à sua expertise para com as legislações pertencentes ao sistema Confea/Crea”, destaca o Engenheiro.

Segurança de Barragens
Desde outubro de 2018, o Crea-PR compõe o Comitê Paranaense de
Segurança de Barragens passando a ser mais um dos órgãos especializados a
auxiliar nas discussões, definições e orientações quanto à segurança de
barragens no Paraná. “Nosso objetivo é somar esforços para que dentro deste comitê possamos estudar e definir maneiras assertivas de manutenções preventivas, a fim de colaborar com a segurança da sociedade e evitar qualquer tipo de acidente nesse sentido”, afirma o Gerente Regional.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e
fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR
também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Manutenções em obras podem evitar acidentes, alerta Crea"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!