Região

Jandaiense será o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná

Da Redação ·
João Ortega vai comandar a Sedu
João Ortega vai comandar a Sedu

Mais um nome foi confirmado nesta sexta-feira (7) para compor o secretariado do governo de Ratinho Júnior (PSD), que será instalado no dia 1º de janeiro de 2019. Trata-se do jandaiense João Carlos Ortega, indicado para comandar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu). Ortega já assumiu a mesma pasta por duas vezes, de abril de 2014 a fevereiro de 2015 e novamente de setembro de 2017 a abril de 2018. Agora, ele retorna para o posto de secretário por indicação pessoal do governador, com quem ele atua juntos na política por vários anos. 
De acordo com Ortega, sua missão à frente da Sedu será a de promover o desenvolvimento urbano nos 399 municípios do Paraná por meio de linhas de financiamento e de programas do Governo do Estado. “De maneira prática e diálogo transparente, vamos receber projetos para que possamos levar obras estruturantes, para aquisição de maquinários e equipamentos, compra de terrenos e infraestrutura para implantação de moradias e parques industriais”, afirma. 
O futuro secretário também promete mais agilidade no financiamento de projetos, com avaliação constante para que os investimentos respeitem o meio ambiente e os objetivos de desenvolvimento sustentável.
João Carlos Ortega é formado em gestão de Recursos Humanos pela Uniseb (Universidade Estácio de Sá), de Ribeirão Preto. Foi vereador em Jandaia do Sul no período de 1989 a 2000 e vice prefeito de 2001 a 2004. Atuou também como chefe de gabinete de Ratinho Júnior, quando este foi deputado estadual e federal, e foi diretor geral da Sedu.

ESCOLHA
O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, manifestou seu contentamento com a indicação de João Ortega para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. Isto porque é mais uma liderança política de Jandaia do Sul que estará no alto escalão do governo do Estado, observando que o próprio governador Ratinho Júnior também é do seu município, onde nasceu e foi criado ao longo dos anos.
Ditão Púpio lembra que Ortega já vinha dirigindo a Sedu nos dois últimos governos, tendo realizado um trabalho sério, eficiente e, sobretudo, de apoio aos municípios. “Com sua experiência política e administrativa, Ortega deverá realizar um excelente trabalho”, acredita Ditão Púpio.
Além disso, o prefeito de Jandaia do Sul observa que a Sedu é uma das pastas mais importantes do governo do Estado, de onde saem recursos a fundo perdido ou através de linhas de crédito para investimentos nos municípios. “O Vale do Ivaí só tem a ganhar com Ratinho Júnior governador e João Ortega na Sedu”, afirma Ditão Púpio. Ele acredita que outras lideranças da região deverão integrar a equipe de governo, citando os nomes comentados do prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), para a Secretaria de Estado da Saúde, e do coronel César Vinícius Kogut para diretor-geral do Detran-Pr.

 

continua após publicidade