MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Paraná Projetos conclui “plano de desenvolvimento” do Vale do Ivaí

Em reunião mantida nesta terça-feira, em Curitiba, com dirigentes e equipe técnica da Paraná Projetos, o prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto foi informado de que está previsto para o dia 3 de

Da Redação

·
Estudo aponta fruticultura, turismo de aventura e turismo rural na agricultura familiar, como áreas viáveis para investimentos (Foto: divulgação)
Icone Camera Foto por Reprodução
Estudo aponta fruticultura, turismo de aventura e turismo rural na agricultura familiar, como áreas viáveis para investimentos (Foto: divulgação)
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.11.2018, 01:07:00 Editado em 14.11.2018, 08:29:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em reunião mantida nesta terça-feira, em Curitiba, com dirigentes e equipe técnica da Paraná Projetos, o prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto foi informado de que está previsto para o dia 3 de dezembro a entrega do Projeto de Desenvolvimento Regional do Vale do Ivaí. O estudo que incluiu diversas visitas em propriedades rurais de vinte e um municípios da região, além de questionários respondidos por noventa e quatro produtores, que decidiram aderir ao projeto, será apresentado em evento organizado pela Paraná Projetos.

continua após publicidade

Beto Preto se reuniu com o superintendente da Paraná Projetos, Cylleneo Pessoa Pereira Junior; com a gerente de Planejamento, Patrícia Baratieri Atherino; e Marta Yoshie Takahashi, da equipe técnica. No encontro ficou definido que para a entrega definitiva do projeto serão convocados prefeitos, secretários municipais das áreas de turismo e agricultura, técnicos e produtores.

“O trabalho foi realizado durante todo o ano no Vale do Ivaí, prospectando as potencialidades, visitando pontos turísticos, e muitas propriedades rurais”, informa Beto Preto, reiterando a importância deste trabalho para o futuro e o desenvolvimento regional. Ele lembra que muitas regiões turísticas do país, começaram desta forma, com pesquisa, organização, integração e orientação técnica especializada, além de foco em atividades viáveis comercialmente.

continua após publicidade

Marta Takahashi, da equipe técnica da Paraná Projetos, revela que os estudos indicam que a fruticultura é viável na região e pode, gradativamente, gerar um circuito de visitação e até agroindústrias a médio e longo prazo. Da mesma forma, de acordo com ela, também existe possibilidades para exploração do turismo de aventura, e do turismo rural, mais focado na agricultura familiar.

No evento de entrega do projeto, que deve acontecer no dia 3 de dezembro, em local ainda a ser definido, a Paraná Projetos prevê uma apresentação técnica. “Vamos dispor de mapas, vídeos e outros recursos para mostrar as potencialidades prospectadas, bem como os encaminhamentos que serão necessários, a partir de agora, para que os investimentos sejam bem sucedidos”, anuncia Marta Takahashi.

O superintendente da Paraná Projetos, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior, explica que a empresa trabalha na elaboração de projetos inovadores, respeitando parâmetros de sustentabilidade e interatividade da ação governamental, que viabilizem o desenvolvimento estadual e nas microrregiões. “Desenvolvemos estudos e projetos técnicos voltados à implantação de iniciativas e ações planejadas, com todo apoio e orientação especializada”, assinala Cyllêneo.

A proposta de um estudo para viabilizar um plano regional de desenvolvimento partiu da Amuvi, que obteve apoio das prefeituras, da Emater, Amuvitur, Território do vale do Ivaí e Sebrae. “A reivindicação foi apresentada pela Amuvi junto à Sedu, com a devida anuência dos colegas prefeitos que, a partir de agora, começa a ser implementada, mediante os estudos técnicos realizados ao longo dos últimos meses”, comenta Beto Preto, acrescentando que a região é rica em potencialidades, que precisam ser exploradas de forma integrada e com orientação técnica.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná Projetos conclui “plano de desenvolvimento” do Vale do Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!