Região

Caso de dengue é registrado em Novo Itacolomi

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Caso de dengue é registrado em Novo Itacolomi
Caso de dengue é registrado em Novo Itacolomi

A 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana, confirmou ontem o primeiro caso de dengue do ano epidemiológico iniciado em agosto. O paciente é um jovem de 19 anos de Novo Itacolomi. O caso é classificado como “importado’, já que o rapaz foi infectado pelo mosquito Aedes aegytpi em Londrina. Ele recebeu acompanhamento médico e passa bem.Após a confirmação da doença, a Prefeitura de Novo Itacolomi já realizou um trabalho na região onde mora o jovem. 

continua após publicidade

A população foi orientada e houve limpeza de possíveis criadouros, além de pulverização com bomba costal.Segundo o chefe da Divisão de Vigilância de Saúde da 16ª RS, Marcos Costa, já são 58 notificações de casos suspeitos de dengue na regional desde agosto, sendo 25 em Arapongas e 18 em Apucarana. 

Os demais estão distribuídos em outros seis municípios: Califórnia (1), Cambira (2), Jandaia do Sul (6), Marilândia do Sul (1), Novo Itacolomi (3) e Sabáudia (1).“Os últimos índices de infestação foram baixos na região, por conta do tempo seco. Agora, com as recentes chuvas, a situação preocupa. No entanto, vamos ter uma posição efetiva de como está a presença do mosquito Aedes aegytpi somente no começo de novembro, quando saem os resultados do próximo LIRAa (Levantamento de Índices do Aedes aegypti)”, assinala Marcos Costa.Ele orienta a população a manter o trabalho de limpeza dos quintais e de eliminação de possíveis criadouros do mosquito. 

continua após publicidade

“A recomendação para os moradores e as empresas é a mesma: é necessário acabar com reservatórios de água que podem servir de criadouro para o Aedes aegypti”, pontua.No ano epidemiológico passado, de julho de 2017 a agosto de 2018, a região da 16ª RS registrou 17 casos de dengue, sendo 14 autóctones (contraídos nos próprios municípios) e 3 importados (contraídos em outras cidades). 

Tags relacionadas: #Novo Itacolomi