Abelhas atacam caminhoneiro dentro da cabine durante viagem no Vale do Ivaí - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Região

Abelhas atacam caminhoneiro dentro da cabine durante viagem no Vale do Ivaí

Homem de 61 anos morreu após ser atacado por abelhas em Ivatuba - Foto ilustrativa/Pixabay
Foto por
Escrito por DA REDAÇÃO
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Um caminhoneiro de Guarapuava, que trafegava no domingo (22) com sua carreta pela BR-272 com destino ao Estado de Minas Gerais, quando teve o veículo de carga invadido por abelhas no trevo d distrito de João Vieira, na divisa de Cruzmaltina com Faxinal. Uma equipe dos Bombeiros (Defesa Civil) de Faxinal foi acionada e após muito trabalho, foram retiradas todas as abelhas e o motorista seguiu viagem. 

O motorista não levou nenhuma ferroada e seguiu viagem para Minas Gerais apos a finalização do trabalho dos Bombeiros.

Veja vídeo da situação


Como não ser atacado
De acordo com os Bombeiros, o calor favorece o surgimento de enxames e, como consequência, os ataques são mais comuns. Para evitar acidentes é importante entender um pouco sobre elas, bem como saber como proceder em casos de picadas e enxames nas residências.

Segundo especialistas,  abelhas nem sempre possuem um comportamento agressivo. Quando elas estiverem enroladas em uma árvore, por exemplo, pode ficar do lado que não acontece nada, a não ser que batam nelas. Uma situação que pode deixá-las perigosas é quando elas se instalam em locais de temperatura alta e o mel acaba derretendo e caindo. Ela imagina que estão querendo roubar o mel e isso à deixa agressiva. Se elas estiverem agitadas, as avelhas devem ser levemente molhadas com uma mangueira em “chuveirinho”, pois assim os insetos ficam mais calmos e se agrupam.

 O Ministério da Saúde lista em seu site uma relação de cuidados que podem evitar acidentes. Sons, odores e cores merecem um destaque especial: sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas; no campo, o trabalhador deve atentar para a presença de abelhas, principalmente no momento de arar a terra com tratores; cores berrantes em geral e odores exercem alta atração sobre esses animais, desta forma, em regiões com alta atividade de abelhas, é importante evitá-los.

Em caso de acidentes é importante saber como proceder, levando em consideração o número e o local das picadas. Se a picada for na região do pescoço ou dos lábios, por exemplo, a reação pode ser mais grave por prejudicar a capacidade respiratória.

Alerta
O Ministério da Saúde alerta que, caso o acidente tenha sido causado por um grande número de picadas, o acidentado deve ser levado com urgência à um posto de saúde. Se possível, os ferrões podem ser removidos e compressas de água fria podem aliviar a dor. Não há soroterapia para o caso de acidentes por abelhas e o tratamento é sintomático.


Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Abelhas atacam caminhoneiro dentro da cabine durante viagem no Vale do Ivaí"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.