Região

Lixo em terreno mobiliza moradores

Da Redação ·
 Moradores coletam lixo para entregar para Prefeitura
fonte: Delair Garcia
Moradores coletam lixo para entregar para Prefeitura

Moradores da Vila Nova, na região Sul de Apucarana, estão se mobilizando para acabar com o acúmulo de lixo e água aparada no bairro. A coleta de pneus, sofás, eletrônicos, plástico e até latas cheias de graxa começou a ser feita há cerca de seis meses, de forma individual. A maioria dos materiais foi encontrada em um terreno baldio, a pouco mais de 30 metros de um córrego na região.

continua após publicidade


Segundo o presidente da Associação dos Moradores da Vila Nova, Antônio da Silva, o maior estímulo à atividade é o medo do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.


“Estamos preocupados com a doença. Cada um dos vizinhos vem fazendo a sua parte, mas de nada adianta se esse terreno continuar desse jeito. O povo joga até animal morto por lá”, afirma.

continua após publicidade


Enquanto o espaço, que é particular, não passa por uma limpeza, o líder comunitário e outros moradores tentam amenizar o problema por conta própria.


“Vamos entregar para a Prefeitura pelo menos 20 pneus que estavam jogados na área e até óleo e lixo de empresas. Temos que correr atrás para não deixar que essa situação, que já existe há mais de dois anos, piore”, reforça o líder comunitário.


No último levantamento da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), a Vila Nova apresentava um índice de infestação de 11,9%.


O percentual é calculado a partir do número de imóveis em que o criadouro do Aedes aegypti é encontrado a cada 100 locais vistoriados.