Região

Unidades de saúde da Capital e Região recebem selo de qualidade

Da Redação ·
Unidades de saúde da Capital e Região recebem selo de qualidade
Unidades de saúde da Capital e Região recebem selo de qualidade

Unidades de saúde de 16 municípios da 2ª Regional de Saúde – Metropolitana foram certificadas pelo processo de tutoria na atenção primária da Secretaria de Estado da Saúde. A entrega dos 54 selos, entre prata e bronze, ocorreu nesta quarta-feira (20), em Curitiba.

continua após publicidade

“Em sete anos investimos em diversas áreas, mas a Saúde se organiza e se racionaliza de verdade quando isso começa a acontecer pela base, ou seja, pelas unidades de saúde. Por isso, este projeto é tão importante”, disse o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo. “Somos o único Estado do país a desenvolver algo desse tipo, que não deve se limitar a um programa de governo, mas se tornar uma política de Estado”, salienta.

O objetivo é estabelecer padrões e protocolos, organizar processos de trabalho para garantir a segurança do usuário e da equipe, o gerenciamento de processos e a melhoria dos indicadores de saúde da população. Para a avaliação das unidades foram propostos três selos com mais de 100 itens de avaliação: bronze, prata e ouro, que refletem o nível de qualidade atual da equipe de saúde.

continua após publicidade

Apenas em 2017 o Estado certificou 164 unidades. “Já estamos em mais de 900 unidades de saúde de mais de 300 municípios de todo o Paraná e, a cada dia, recebemos mais pedidos de adesão. Nossa meta é chegar a todos os municípios e todas as unidades de saúde”, diz a chefe do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Monique Costa Budk.

CAPITAL – Curitiba aderiu ao processo em 2017 e nesta quarta-feira (20) recebeu a certificação bronze de 10 unidades de saúde. “Assumimos uma gestão com muitas dificuldades e optamos por trabalhar aos poucos o processo de tutoria, mas para 2018 queremos a certificação de 100% das nossas unidades para qualificar a atenção primária e melhorar nossos indicadores”, destaca a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Uma das unidades certificadas foi a Oswaldo Cruz, na Cidade Industrial de Curitiba. “As equipes concordaram em aderir ao desafio para padronizar nossos processos de trabalho, tivemos avanços nos fluxos e na qualidade de atendimento. Vale a pena”, destaca a autoridade sanitária da Unidade, Gisele Guarezi.

continua após publicidade

RMC – Além da Capital, outros 15 municípios receberam as certificações: Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Colombo, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barros, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro e São José dos Pinhais.

“Com a tutoria nos reorganizamos, nos habituamos a registrar nossa produtividade e, dessa maneira, ganhamos um conhecimento maior da nossa área de atuação. Isso gerou uma melhoria geral no atendimento de todos os pacientes e agora o objetivo é melhorar ainda mais e atingir o selo prata e o selo ouro”, diz o coordenador da Unidade de Saúde Riacho Doce de São José dos Pinhais, Pedro Maliski.

“Temos algumas peculiaridades, como o tamanho da nossa regional, mas já conseguimos grandes resultados com a adesão voluntária de 26 dos 29 municípios. Isso mostra que as equipes estão motivadas e comprando nossa ideia, e o resultado é diretamente na melhoria nos serviços oferecidos à população”, acrescenta o diretor da 2ª Regional de Saúde – Metropolitana, Guilherme Graziani.

continua após publicidade

PREMIAÇÃO – Todos os municípios participantes foram contemplados com kits de materiais médicos. Também houve sorteio de um detector fetal que será enviado ao município de Mandirituba; de um kit de equipamentos no valor de R$ 115 mil, sorteado para Curitiba; e um veículo para facilitar o deslocamento das equipes de saúde da família, conquistado pela cidade de Piraquara.

Confira aqui as unidades certificadas:BRONZE

continua após publicidade

AGUDOS DO SUL – 1 unidadeUnidade de Apoio Psicossocial (UAPS) Rui Barbosa

ALMIRANTE TAMANDARÉ – 3 unidadesUAPS ParaísoUAPS São VenâncioUAPS Tanguá

BALSA NOVA – 1 UnidadeUAPS Elisabete Nascimento

continua após publicidade

BOCAIUVA DO SUL – 1 UnidadeUAPS Carmem Lúcia de Mari Ribas

CAMPO LARGO – 4 unidadesUAPS BateiasUAPS BotiatuvaUAPS CercadinhoUAPS Rondinha

COLOMBO – 1 unidadeUnidade Básica de Saúde Jardim Guilhermina

continua após publicidade

CURITIBA – 10 unidadesUnidade Municipal de Saúde CapanemaUnidade Municipal de Saúde Monteiro LobatoUnidade Municipal de Saúde Nossa Senhora AparecidaUnidade Municipal de Saúde Oswaldo CruzUnidade Municipal de Saúde PantanalUnidade Municipal de Saúde Parigot de SouzaUnidade Municipal de Saúde PinheirosUnidade Municipal de Saúde Santa QuitériaUnidade Municipal de Saúde TarumãUnidade Municipal de Saúde Trindade II

PIÊN – 1 unidadePosto de Saúde Trigolândia

continua após publicidade

PINHAIS – 1 unidadeUnidade de Saúde da Família Jardim Karla

PIRAQUARA – 5 unidadesUnidade de Saúde Elfride de Oliveira Miguel GuaritubaUnidade de Saúde Flávio Cini PrimaveraUnidade de Saúde James Ribas Martins São CristóvãoUnidade de Saúde Sebastiana de Souza Batista Vila SusiUnidade de Saúde Wanda Wallmann dos Santos Guarituba

QUATRO BARRAS – 2 unidadesUnidade Básica de Saúde HumaitaUnidade Básica de Saúde Conjunto Itapira

QUITANDINHA – 1 unidadeUnidade de Atenção Primária à Saúde da Família I

RIO BRANCO DO SUL – 1 unidadeUnidade de Atenção Primária à Saúde da Família Vila Velha

RIO NEGRO – 4 unidadesEstratégia da Saúde da Família Alziro AlvesEstratégia da Saúde da Família Dr. Synesio José Ameida BeckerEstratégia da Saúde da Família Jorge Ricardo HirtEstratégia da Saúde da Família Vereador Luiz Milchieski

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – 4 unidadesUnidade de Atenção Primária à Saúde Padre Pedro Fus (Veneza)Unidade de Atenção Primária à Saúde Prof. Ulysses de Brito (Guatupê)Unidade Básica de Saúde CristalUnidade Básica de Saúde Nivaldo Eneas Moura e Costa (Riacho Doce)

PRATAMANDIRITUBA – 1 unidadePosto de Saúde Olimpio José da Rocha

PINHAIS – 10 unidadesUnidade da Saúde da Família Ana NeryUnidade Básica da Saúde da Família PernetaUnidade Básica da Saúde da Família EsplanadaUnidade Básica da Saúde da Família Maria AntonietaUnidade Básica da Saúde da Família PerdizesUnidade Básica da Saúde da Família TebasUnidade Básica da Saúde da Família Vila AméliaUnidade Básica da Saúde da Família WeisópolisUnidade Básica da Saúde da Família TarumãUnidade Básica da Saúde da Família Vargem Grande

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – 3 unidadesUnidade de Atenção Primária à Saúde Altivir Stocco (Borda do Campo)Unidade de Atenção Primária à Saúde Dep. Ernesto Moro Redeschi (Moradias Trevisan)Unidade de Atenção Primária à Saúde Marcílio Bianchetti (Ipê)