Região

Patrulha Rural conclui obras de melhorias em várias estradas de Ivaiporã

Da Redação ·
Patrulha Rural conclui obras de melhorias em Ivaiporã - Foto: Divulgação
Patrulha Rural conclui obras de melhorias em Ivaiporã - Foto: Divulgação

A Patrulha Rural do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (Pró-Rural), do Governo do Paraná, conclui até o final de semana a primeira etapa da adequação de estradas rurais na microbacia do Pindaúva. Além de Ivaiporã, a patrulha, que é administrada pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Urbano e Rural do Vale do Ivaí, atende também os municípios de Arapuã e Ariranha do Ivaí. Cada município fica com os maquinários por dois meses.

continua após publicidade

De acordo com o prefeito de Ivaiporã e presidente do consórcio intermunicipal Miguel Roberto Amaral (PSDB), nesta primeira etapa do Projeto Operacional Anual (POA) foram adequados 18 quilômetros de estradas rurais no município. Adequação que consiste de obas de terraplenagem, drenagem, levantamento da via e revestimento primário.

Nos próximos quatro meses a patrulha executará serviços em Ariranha do Ivaí e depois em Arapuã. “Quando os maquinários retornarem, nós vamos concluir a segunda etapa deste primeiro projeto, aproximadamente uns seis quilômetros. Também daremos início ao segundo projeto de mais de 25 quilômetros”, assinala Miguel Amaral. 

continua após publicidade

Segundo o prefeito, um dos principais pleitos de todo o agricultor são as estradas rurais, e os equipamentos do Estado socorre as Prefeituras no atendimento a esta demanda. “Com estradas boas, além do benefício direto ao escoamento da produção agrícola, eleva a qualidade de vida dos moradores da localidade. Estamos felizes com o Governo do Estado pelo programa”, agradece Miguel Amaral.

Ainda conforme Miguel Amaral, além do programa estadual, o trabalho de estradas rurais também é realizada com os maquinários do próprio município. “Este ano vamos passar dos 150 quilômetros de estradas adequadas e readequadas, também fizemos mais de 100 carreadores, e 17 pontes que foram reformadas ou feitas ”, afirma Miguel Amaral. 

PATRULHA RURAL - A Patrulha Rural do Governo do Estado é composta de escavadeira hidráulica, retroescavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, caminhão comboio e quatro caminhões basculantes.