Região

Lei Seca do vestibular da UEM começou a valer às 20 horas desta sexta

Da Redação ·
Foto - Reprodução
Foto - Reprodução

A Lei Seca do vestibular, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas no entorno da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na região norte do Paraná, durante a realização dos vestibulares, começou a valer a partir das 20 horas desta sexta-feira (8) é só terminará às 23h59 de terça-feira (12), último dia do Vestibular de Verão da instituição.

continua após publicidade

Segundo a UEM, 15.186 candidatos inscreveram para este concurso que oferece 1.518 vagas em diferentes cursos de graduação.

A Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Fazenda de Maringá informou que foi realizada uma reunião no 4° Batalhão de Polícia Militar, para definir os detalhes da fiscalização integrada.

continua após publicidade

Assim como nas edições anteriores, a força-tarefa será composta por integrantes da Polícia Militar, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal e Diretoria de Fiscalização.

Quem for flagrado vendendo bebida alcoólica no quadrilátero da Avenida Colombo, Rua Vitória, Avenida Morangueira e Rua Quintino Bocaiúva, será multado. O valor varia de acordo com o tipo de comércio: a multa prevista para estabelecimentos comerciais é de R$ 5 mil, e para ambulantes, R$ 500, além da apreensão da mercadoria.

 Garantir a segurança e tranquilidade 
O objetivo da Lei Seca, em vigor no município desde 2009, é garantir a segurança e tranquilidade dos vestibulandos e moradores durante o vestibular.

continua após publicidade

O Vestibular de Verão da UEM começa no domingo (10) de manhã, a partir das 8h50, com provas até o início da tarde. Na segunda-feira e na terça-feira (11 e 12), as provas prosseguem, sempre no mesmo horário.

Lei Seca do vestibular da UEM começou a valer às 20 horas desta sexta fonte: Reprodução

15.186 candidatos inscreveram para este concurso que oferece 1.518
vagas em diferentes cursos de graduação - Foto - imagem ilustrativa: site da UEM

Conhecimentos Gerais 
Com a aplicação da prova de Conhecimentos Gerais começa, neste domingo (10), o Vestibular de Verão 2017 da UEM (Universidade Estadual de Maringá). O concurso registrou 15.186 inscrições.

continua após publicidade

No primeiro dia de exame os candidatos deverão responder 40 questões objetivas, elaboradas na perspectiva interdisciplinar, envolvendo conteúdos referentes às seguintes matérias do Ensino Médio: Arte, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

A entrada em sala será só até 8h50, quando soará o sinal e o acesso ao local de prova não será mais permitido. O vestibulando deverá apresentar um documento de identificação original, com foto. Em hipótese alguma, será permitida a entrada em sala de provas sem ele.

continua após publicidade

Caso o candidato teve os documentos  extraviados ou roubados, poderá apresentar o Boletim de Ocorrência Policial, com registro da ocorrência. Será necessário levar o BO original e uma cópia, que ficará com a CVU (Comissão Central do Vestibular Unificado).

Mais uma vez a presidente da Comissão, Raquel Natali, recomenda aos candidatos que se organizem e cheguem ao local com pelo menos uma hora de antecedência. E ainda que consultem, antecipadamente,  o local onde farão o concurso. Quem ainda não tem essa informação pode acessar o Menu do Candidato no site do vestibular. Ou ainda entrar em contato com a CVU, que estará de plantão neste sábado das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18 horas. A Comissão fica no Bloco 28 e atende pelo telefone 44 3011-4450.

O concurso segue na segunda-feira, dia 11, com as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (10 questões objetivas), Língua Estrangeira (5 questões objetivas) e Redação; e na terça-feira, dia 12, com aplicação da prova de Conhecimentos Específicos, sendo 40 questões objetivas, 20 para cada uma das matérias definidas pelos Conselhos Acadêmicos do curso escolhido.

Cidades – Do total de inscritos, 10.683 farão as provas em Maringá; 1.021 em Apucarana; 927 em Umuarama; 802 em Cianorte; 715 em Paranavaí; 454 em Campo Mourão; 271 em Ivaiporã; 239 em Goioerê e 74 em Cidade Gaúcha.

Para este concurso, a UEM oferece 1.518 vagas em 62 cursos de graduação. A lista dos aprovados será publicada no dia 30 de janeiro pela internet. A matrícula, em primeira chamada, deverá ser feita nos dias 5 e 6 de fevereiro, também pela internet. As aulas terão início no dia 12 de março.