Região

Hacker invade site da Prefeitura de Califórnia; página está indisponível

Da Redação ·
Adulteração feita pelo hacker foi retirada, porém, o sistema continua fora do ar. Foto: Reprodução
Adulteração feita pelo hacker foi retirada, porém, o sistema continua fora do ar. Foto: Reprodução

O site da Prefeitura de Califórnia está indisponível nesta sexta-feira (8) após ser alvo de um ataque hacker. A informação foi confirmada pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) do paço municipal. 

continua após publicidade

De acordo com o técnico de informática Juliano Pazini, a invasão ocorreu na quinta-feira (7). A página principal  foi acessada e alterada. No lugar das informações estavam uma imagem da bandeira do Brasil com uma mensagem de protesto contra a corrupção. 

"Foi realmente um ataque hacker. Tentaram invadir os arquivos, porém, não conseguiram. Os dados estão intactos", afirma Pazini.

continua após publicidade

A mensagem e a imagem foram retiradas da home. O especialista também conseguiu rastrear as informações e localizou a origem do ataque. "Partiu de São Paulo. Fiz uma pesquisa e descobri que outras prefeituras daquele Estado também estão com o mesmo problema", diz. 

Até as 15 horas desta sexta-feira, a página continuava indisponível. A previsão é que o sistema seja restabelecido somente na próxima semana. O caso foi encaminhado ao setor jurídico da prefeitura para que as medidas cabíveis sejam tomadas e um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia. 

Pazini também informou que vai discutir junto ao prefeito a implementação de novas configurações de segurança para evitar novos ataques.

Outro caso
No ano passado, a Prefeitura de Rio Branco do Ivaí teve dados sequestrados por hackers que exigiram R$ 8 mil para devolver os arquivos. No mesmo ano, fato semelhante aconteceu no site da Prefeitura de Grandes Rios. Os bandidos pediram R$ 9 mil para liberar os dados através de e-mail, com endereço de uma conta na Índia. Ambos os casos foram registrados na delegacia.