Região

Inscrições para cursos profissionalizantes da rede estadual encerram quarta 

Da Redação ·
Colégio Agrícola Augusto Ribas, de Apucarana, oferta curso de Meio Ambiente e Agropecuária |  Foto: Delair Garcia
Colégio Agrícola Augusto Ribas, de Apucarana, oferta curso de Meio Ambiente e Agropecuária | Foto: Delair Garcia

As inscrições para os cursos profissionalizantes da rede estadual de educação do Paraná terminam nesta quarta-feira (8). Interessados devem procurar diretamente um colégio estadual em que o curso de interesse está disponível. A inscrição para os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) e para Colégios Agrícolas e Florestal pode ser feita pela internet, na própria página da instituição de ensino.

continua após publicidade

São mais de 50 opções de cursos técnicos nas formas subsequente (para quem já concluiu o ensino médio ou equivalente); e integrado (para quem concluiu o ensino fundamental ou equivalente). Alguns dos cursos também estão disponíveis na forma Educação de Jovens e Adultos, pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Na região, escolas de Apucarana, Arapongas, Faxinal, Manoel Ribas, Astorga e Ivaiporã ofertam capacitações nas áreas de saúde, agropecuária, administração, segurança do trabalho, entre outros.
Também estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Docentes, o antigo Magistério, para quem concluiu o ensino fundamental ou equivalente. Na região, o curso de formação de docentes é ofertado em colégios de Apucarana, Arapongas, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Faxinal, Marumbi e Mauá da Serra. 
Os candidatos a uma das vagas devem apresentar a ficha de inscrição preenchida, RG e CPF (cópia e original), histórico escolar (original e cópia) ou declaração de conclusão de curso e declaração emitida pela instituição para o caso de aluno bolsista da rede privada, além de comprovante de renda familiar.
Os cursos são oferecidos em 351 instituições de ensino de 184 municípios paranaenses. O local em que cada curso está disponível pode ser verificado no link www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos. 
A inscrição, o curso e os materiais são totalmente gratuitos