Região

Prefeitos marcam para 1º de novembro constituição da diretoria da Central dos Municípios

Da Redação ·
Prefeitos reunidos na segunda-feira à noite em Ivaiporã (Foto: Divulgação)
Prefeitos reunidos na segunda-feira à noite em Ivaiporã (Foto: Divulgação)

Os prefeitos da região central do Estado e do Vale do Ivaí se reuniram na segunda-feira (23) à noite, em Ivaiporã, para a fundação da Associação Central dos Municípios. A nova entidade municipalista é composta por Ivaiporã, Manoel Ribas, Cruzmaltina, São João do Ivaí, Lidianópolis, Lunardelli, Arapuã, Jardim Alegre, Ariranha do Ivaí, Nova Tebas, Godoy Moreira e Cândido de Abreu. Também ficou decidido que a constituição da diretoria será no dia 1º de novembro, em reunião a ser realizada na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi). 

continua após publicidade

Segundo o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), o objetivo da nova associação é diagnosticar os problemas que impedem o crescimento regional. Ele assinala que a Central do Paraná não é uma vontade exclusiva dele, mas dos prefeitos da região vizinhos de Ivaiporã. Para Miguel Amaral, embora existam opiniões contrárias, a nova associação é, sim, coerente e estratégica para o desenvolvimento de todo o Vale do Ivaí.

 “Respeito as opiniões divergentes, que pregam que com a saída de nove municípios da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí), a entidade ficará enfraquecida. Nossa saída não significa um enfraquecimento ou afastamento da Amuvi, pelo contrário já conversamos com vários prefeitos que vão ficar e estão dispostos a fazer macro reuniões a cada 90 dias com as três associações Amuvi, Amocentro e Central do Paraná” argumenta. 

Ainda segundo Miguel Amaral, as macro reuniões contarão com participação de 43 municípios. “Aí sim estaremos mais fortalecidos para os assuntos gerais de todo o Vale do Ivaí e da região central. Já os assuntos e as necessidades das microrregiões de Apucarana, Pitanga e daqui de Ivaiporã serão tratadas em suas devidas associações, com demandas similares e coerentes com a realidade de cada microrregião”, assinala.

O prefeito Reinado Grola (PTB), de Lunardelli, diz que a nova associação vai ajudar a desenvolver a região central do Estado. “Estamos num eixo do estado que ficou esquecido pelos governos por muitos anos e precisamos nos desenvolver. Temos que parar com essa ideia e achar que é normal perder população para outros grandes centros. Normal é termos condição e dar sustentação para nosso povo aqui. Acredito que essa associação pode contribuir, pois será um grupo de pessoas que vão pensar exclusivamente nessa nossa região”, pondera.

José Roberto Furlan (PPS), prefeito de Jardim Alegre, assinala que  a nova associação tem muito a contribuir com os municípios da região de Ivaiporã. “O nosso IDH, junto com o Vale do Ribeira, é o menor do Paraná. O miolo central do estado é sofrido e precisamos lutar por isso aqui, sem brigar com ninguém, porque todos os prefeitos da Amuvi são nossos amigos e vamos continuar assim”. 

continua após publicidade

Além do anfitrião Miguel Amaral  e dos prefeitos Grola e Furlan, estiveram presentes à reunião os prefeitos Adauto Mandu (PHS), de Lidianópolis;  Augusto Cicato (PT), de Ariranha do Ivaí; Luciana Bueno (PSDB), de Cruzmaltina; Deodato Matias (PMDB), de Arapuã; José Gonçalves (PSDB), de Godoy Moreira; Clodoaldo Fernandes dos Santos (PSC), de Nova Tebas, e José Maria Reis Junior (PTB), de Cândido de Abreu. 

Também marcaram presença ao evento o vice-prefeito de Manoel Ribas, Moacir Comunello (PSDB), representando a prefeita Elizabeth Stipp Camilo (PR); o diretor do Departamento de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio e Turismo de São João do Ivaí, João Aparecido Frez, representando o prefeito Fabio Hidek (PSC) e diretores regionais das secretarias estaduais.