MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Ivaiporã investiga morte de peixes no lago da Vila Residencial de Furnas

Centenas de peixes foram encontrados mortos nos últimos dias no Lago da Vila Residencial de Furnas, em Ivaiporã. O prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB) esteve nesta sexta-feira (20) no local, acompanhado de uma comissão formada por integrantes da Polí

Da Redação

·
Comissão vistoriou o lago nesta sexta-feira (Foto: Ivan Maldonado)
Icone Camera Foto por Reprodução
Comissão vistoriou o lago nesta sexta-feira (Foto: Ivan Maldonado)
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.10.2017, 15:26:00 Editado em 20.10.2017, 15:32:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Centenas de peixes foram encontrados mortos nos últimos dias no Lago da Vila Residencial de Furnas, em Ivaiporã. O prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB) esteve nesta sexta-feira (20) no local, acompanhado de uma comissão formada por integrantes da Polícia Civil, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Departamento de Meio Ambiente. Eles percorreram as margens para investigar causas da mortandade dos peixes.

continua após publicidade

De acordo com o secretario de Meio Ambiente, Jayme Ayres, preliminarmente, a equipe acredita que a estiagem, o baixo nível das águas e a grande população de peixes tenham reduzido o oxigênio da água e, consequentemente, provocado a morte de peixes. “Além da estiagem, a pesca no lago ficou proibida por bastante tempo, tendo então um aumento no número de peixes. Diminuindo o oxigênio, alguns peixes começam a morrer”, relata Ayres. 

O prefeito Miguel Amaral justificou a presença da Polícia Civil e do IAP. “É uma área ambiental muito importante para Ivaiporã e merece toda a nossa atenção. Embora aparentemente seja a redução de oxigenação da água, estamos também vistoriando para ver se não há nenhum descarte ilegal”, argumenta o prefeito. Miguel Amaral também determinou a coleta de água e peixes para passar por análise laboratorial. 

continua após publicidade

Para amenizar a mortandade, a equipe de Meio Ambiente está transferindo os peixes vivos para o lago Jardim Botânico onde a oxigenação da água é maior. “A produção de água desse lago (Vila de Furnas) é pequena. Aqui, é uma nascente permanente e sete intermitentes que secam em períodos de estiagem. No Jardim Botânico, temos 22 nascentes permanentes, e lá não falta água”, relata Ayres. 

O diretor regional do IAP, Maurilio Vila, sugeriu ainda a implantação de um aerador e o corte algumas árvores na pequena ilha no centro do lago, local onde gansos que habitam o parque passam a noite. “É uma forma de forçar os gansos e encontrarem outro local para dormir.  A ilha é onde elas defecam, e quando chove as fezes caem na represa, o que gera competitividade de oxigênio com os peixes”, completa Vila. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã investiga morte de peixes no lago da Vila Residencial de Furnas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!