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Óleo diesel caro preocupa produtores rurais da região

Preocupados com o preço elevado do óleo diesel, produtores rurais pedem preço diferenciado para o setor agrícola. Hoje, a agricultura é responsável pelo consumo de mais de 15% do óleo diesel vendido no Brasil. Após o aumento de impostos sobre os combustív

Da Redação

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Óleo diesel caro preocupa produtores rurais da região
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Escrito por Da Redação
Publicado em 14.10.2017, 06:10:00 Editado em 14.10.2017, 07:05:37
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Preocupados com o preço elevado do óleo diesel, produtores rurais pedem preço diferenciado para o setor agrícola. Hoje, a agricultura é responsável pelo consumo de mais de 15% do óleo diesel vendido no Brasil. Após o aumento de impostos sobre os combustíveis o preço do combustivel na região passou a ser comercializado em média R$ 3,00.

O produtor rural Hamilton Vanjura fez as contas e ficou assustado. Segundo ele, só para plantar quatro alqueires de soja o trator agrícola consome 150 litros. Para combater pragas e doenças são pelo menos mais 900 litros com pelo menos seis pulverizações. Na colheita serão mais 150 litros para colheitadeira.
Sem contar com o diesel para o transporte após a colheita, serão gastos R$ 3.6 mil com o combustível. “O que equivale a 60 sacas de soja. Isso significa que mais de 10% da safra será  só com óleo, é um absurdo. O que mais nos preocupa é que se o mercado da soja cair, vai ficar ainda mais complicado para todo mundo”, comenta Vanjura.
O produtor de leite José de Oliveira Pinto, tem um trator que usa na produção de milho para silagem, e em épocas de plantio consegue um extra para gradear o solo em sítios vizinhos, ele diz que está desanimado. “Não foi só o diesel que subiu, o óleo de carter que eu pagava no ano passado R$ 8,90 hoje é R$ 14,20. Mas o valor do serviço que cobrava há três anos, é o mesmo de hoje, e não tem como aumentar senão perde cliente. Só não paro porque não tenho outra coisa para fazer”, relata.
O presidente do Sindicato Rural de Ivaiporã Donizete Pires, diz os aumentos no diesel não serão repassados para o preço final. “Na nossa região a soja é o carro chefe. Uma commodity internacional que não tem como repassar o aumento nos custos, o que significa menos lucro para o produtor. Sofrimento também para a agricultura familiar, que além de ter o trator para o trabalho na lavoura, em muitos casos também usa o maquinário para transportar os produtos até a cidade”.
Ainda segundo Pires, pela importância do setor agrícola para a economia do país, seria necessário que o óleo diesel tivesse um preço diferenciado para a agricultura. “Infelizmente, o governo não está nem aí com o produtor, e nem um pouco preocupado com o custo de nossa produção. Tanto é verdade que o maior sofrimento dos agricultores são as importações. É o caso do trigo, o Brasil importa o grão de outros países com baixíssimos impostos, fazendo concorrência com a produção brasileira”, argumenta Pires.

 

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