Região

Prefeitura de Ivaiporã testa substituto do asfalto

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Prefeitura de Ivaiporã testa substituto do asfalto
Prefeitura de Ivaiporã testa substituto do asfalto

A Prefeitura de Ivaiporã está testando mais uma nova alternativa para melhorar a conservação das ruas e estradas sem pavimentação. Recentemente foi aplicado na estrada rural que liga a rodovia municipal Celso Fumio Makita a localidade de cinco encruzo um estabilizador de solo em forma liquida. Agora testa um novo produto em pó em trecho da rua Olavo Bilac, no Bosque da Saúde.

continua após publicidade

Ambos os produtos visam criar uma camada sólida que impermeabiliza a via, evitando a lama, poeira e consequentemente barateando o custo de manutenção das estradas rurais.

Conforme informações de Emerson Donizete de Oliveira da empresa Dinabase, que cedeu o produto para testem, a durabilidade estabilizador em pó é de 10 a 15 anos. “O nosso produto oferece grande vantagem sobre os produtos similares (estabilizantes químicos líquidos), e até mesmo sobre as bases preparadas com outros agregados como brita ou cascalho. Já que a camada tratada com outro tipos de produto sofre infiltração de água se não tiver recebido a capa asfáltica”, relata Oliveira.

continua após publicidade

O prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB), diz que o estabilizador pode se tornar uma boa alternativa para as estradas rurais de Ivaiporã e da região. “O alto custo de estradas com a pavimentação asfáltica e manutenção frequente dificulta a implantação de vias trafegáveis. Por isso, estamos fazendo testes para ver qual melhor se adapta ano nosso solo. A ideia é no futuro levar essa tecnologia a todas nossas estradas rurais”, completa Miguel Amaral.