Região

Festa no Sapecadão com a presença de Giba marca a abertura do Jojups em Ivaiporã

Da Redação ·
Ex-atleta Gilberto Godoy Filho, o Giba esteve na abertura. Foto: Assessoria
Ex-atleta Gilberto Godoy Filho, o Giba esteve na abertura. Foto: Assessoria

Com o Ginásio de Esportes Sapecadão lotado começou anteontem (25), a fase final B da 30ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), em Ivaiporã. A cerimônia de abertura teve a alegria contagiante da Companhia Espaço Sou Arte, desfile das delegações dos 111 municípios e o entusiasmo do ex-atleta Gilberto Godoy Filho, o Giba campeão olímpico e mundial da Seleção Brasileira de Vôlei. A abertura dos jogos marcou também a conclusão da obras revitalização do Complexo Esportivo Sapecadão.

continua após publicidade

Campeão olímpico em Atenas 2004, além de ter duas pratas em olimpíadas, tricampeão mundial, dono de oito títulos de Liga Mundial e três de Copas do Mundo, Giba participou da abertura e falou sobre a importância dos jogos para a formação de novos atletas.

Festa no Sapecadão com a presença de Giba marca a abertura do Jojups em Ivaiporã fonte: Reprodução

“Em 94 estava aqui [Sapecadão] na arquibancada olhando a abertura. Iniciava a minha carreira, já tinha mundial infanto-juvenil, mas precisava fazer muito mais. Cheguei ao topo, com dedicação e muito trabalho. Mas o principal, é não deixar de estudar, o esporte tira uma pouco desse foco, mas o atleta tem que ter a cabeça, pois, não adianta bater forte na bola sem inteligência”, recomendou Giba.

continua após publicidade

A maciça presença da população no Sapecadão emocionou o prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB). “O que vimos aqui há muitos anos não víamos na nossa região. Resgatamos uma grande festa do esporte regional e do Paraná, estamos felizes. Tivemos aqui cerca de 8 mil pessoas que lotaram o ginásio de esportes”, comemorou Miguel Amaral.

O secretário estadual de esporte e do turismo, Douglas Fabrício disse que nesta semana Ivaiporã se transforma na capital paranaense do esporte. “A cidade vai estar envolvida não só com os atletas, mas com o pai, a mãe e todos aqueles que gostam do esporte. Esporte é isso, é coisa boa, por isso, o Paraná está apoiando o esporte”.

O deputado federal Sergio Souza (PMDB) parabenizou a organização dos Jojups e disse que a prática esportiva colabora na construção de um mundo melhor. “Tenho que parabenizar esta gestão do Miguel, do Ilsinho (vice-prefeito) e o governo do estado, porque esporte é integração, é proteger o jovem e a criança”.

continua após publicidade

Também prestigiaram a abertura dos jogos da juventude, o o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Baesso; diretor do Campus da UEM de Ivaiporã, Ricardo Carminato; o secretário municipal de esporte, Jaime Sacco, o sub-comandante da 6ª CIPM, Élio Boing e o delegado da 54ª DRP, Gustavo Dante, prefeitos da região e vereadores, dentre outras autoridades.

Final B
Participam da fase final B dos Jojups em Ivaiporã adolescentes   nascidos entre 2000 e 2003, que  competem nas modalidades: basquetebol, futebol, futsal, handebol, handebol de areia, skate, voleibol, voleibol de praia. No xadrez (nascidos entre 2000 e 2004 podendo incluir nesta modalidade dois atletas 2005 e 2006).  

As equipes conseguiram suas classificações durante a fase regional que foi disputada em 12 sedes no mês de julho.Na modalidade futsal, os jogos são nos ginásios de esportes Mourão Filho, Sapecadão e Alcebíades Alves. No handebol as disputas também são no ginásio Alcebíades Alves.   As competições de voleibol acontecem nos ginásios dos colégios Mater Consolatrix e Santa Olga.

continua após publicidade

No basquetebol, as competições são nos ginásios de esportes Barboza Ferraz e SESC, o futebol está sendo disputado nos estádios Dr. Manoel Fernandes Silva e em Jardim Alegre no Alzemiro Francisco Rech.

A quadra do Parque Ambiental Jardim Botânico recebe as competições de vôlei de praia. O xadrez é disputado no Country Club de Ivaiporã e a Escola do Projeto Renascer as disputas do skate.