Região

Mandaguari está constituindo o Conselho Municipal de Educação

Da Redação ·
Mandaguari está constituindo o Conselho Municipal de Educação
Mandaguari está constituindo o Conselho Municipal de Educação

Reunião realizada na manhã de ontem (terça-feira 22) no Módulo Cultural tratou dos primeiros passos a serem dados para a constituição do novo Conselho Municipal de Educação de Mandaguari. Com funções diversificadas, será um importante pilar de uma gestão democrática, com a participação da sociedade civil nas decisões políticas relacionadas à Educação.

continua após publicidade

O conselho funciona como mediador e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da educação municipal. Destacam-se cinco funções do órgão. Normatizar: elaborar as regras que adaptam para o município as determinações das leis federais e/ou estaduais e que as complementem, quando necessário. Deliberar: autorizar ou não o funcionamento das escolas públicas municipais e da rede privada de ensino. Legalizar cursos e deliberar sobre o currículo da rede municipal de ensino. Assessorar: responder aos questionamentos e dúvidas do poder público e da sociedade. As respostas do órgão são consolidadas por meio de pareceres. Fiscalizar: acompanhar a execução das políticas públicas e monitorar os resultados educacionais do sistema municipal.

Devem compor o conselho representantes do governo, da comunidade escolar e da sociedade civil em geral. O órgão deve contar com membros da secretaria municipal de Educação; docentes; diretores e funcionários das redes de ensino do município. Há a possibilidade também da participação de entidades religiosas, organizações não-governamentais, fundações e instituições de capital privado.