Região

Obras modernizam Rodovia do Café em Apucarana e região

Da Redação ·
Sete frentes de trabalho estão sendo executadas. Foto: Assessoria
Sete frentes de trabalho estão sendo executadas. Foto: Assessoria

Sete frentes de trabalho executam obras de duplicação e modernização na Rodovia do Café (BR-376), principal ligação da região Norte do Estado com o Porto de Paranaguá. Os serviços envolvem trabalhos de terraplanagem, drenagem, pavimentação, obras de arte especial e muros de contenção em diversos pontos. Os trabalhos estão distribuídos em Apucarana, Califórnia, Marilândia do Sul, Ortigueira,Tibagi, Alto do Amparo (distrito de Tibagi) e Imbaú. 

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Responsável pela administração de todo o trecho de mais de 230 quilômetros entre Ponta Grossa e Apucarana, a concessionária CCR Rodonorte investe cerca de R$ 360 milhões somando todos os serviços em andamento. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) fiscaliza e acompanha cada etapa da obra.

“A Rodovia do Café é um dos principais corredores rodoviários do agronegócio paranaense. A duplicação impactará diretamente na produção, reduzindo o tempo de viagem e os custos da operação das cooperativas e indústrias”, destaca o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

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Evolução
Motorista de caminhão há mais de 40 anos, Urbano Dantas, presta serviços de transporte para cooperativas e está acompanhando de perto o processo de modernização da rodovia.

“Eu dirijo por essa rodovia desde 1998 e nos últimos cinco anos ela mudou bastante com as obras. A construção das terceiras faixas e duplicação está facilitando o nosso trabalho”, afirma Dantas.

Fase final
Entre os serviços em execução, as obras em Imbaú e Ortigueira encontram-se em estágio mais avançado. Nos dois municípios estão sendo construídas trincheiras e viadutos para melhorar os acessos ao perímetro urbano das cidades.

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Em Imbaú, quem passa pelo local pode observar os últimos serviços na concretagem do viaduto. Já em Ortigueira, toda parte estrutural da trincheira está pronta e na parte superior a pavimentação foi concluída. 

Os maquinários agora estão deslocados na parte inferior, executando os serviços de pavimentação. Em ambos os trechos, a rodovia é sinalizada por fiscais na pista, cones e placas de orientação aos motoristas.