Região

Assento para crianças agora é obrigatório nos carros

Da Redação ·

A lei que torna obrigatório o uso das cadeirinhas infantis em automóveis passa a vigorar a partir de primeiro de setembro. Crianças menores de 7 anos agora não podem mais andar soltas no banco de trás.

continua após publicidade

A gerente Helena Maria conta que a procura pelas cadeiras é alta e que os fabricantes não têm dado conta de suprir a demanda.

continua após publicidade

“A cada dez pessoas que entram na loja, nove compram as cadeirinhas. Nós temos pedidos para fabricante com atraso de até 120 dias, as que temos no estoque tivemos de buscar em vários lugares”

O comandante da Guarda Municipal de Apucarana, cabo Maurício de Melo, explica que usando o equipamento de segurança, as crianças não são arremessadas em caso de acidente.

continua após publicidade

“Nós da Guarda Municipal estaremos trabalhando em conjunto com a Polícia Militar na fiscalização. Crianças de um a sete anos devem usar a cadeirinha que é presa pelo cinto.”

As cadeiras são obrigatórias apenas para os veículos que surgiram após 1998. Melo alerta que a penalidade para quem não cumprir a lei é gravíssima.

“Trata-se de uma infração gravíssima, com multa de 191 reais, mais sete pontos na carteira. Além da retenção do veículo até que ele seja regularizado”