Região

Tempo seco predomina em Apucarana

Da Redação ·

Há 24 dias não chove em Apucarana. A probabilidade é que o tempo continue seco até o início da próxima semana. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, não há previsão de chuva até domingo. As condições do tempo seguem estáveis e sem apresentar alteração significativa em comparação aos últimos dias. O ar está bastante seco e as temperaturas elevadas.

continua após publicidade

No sábado, segundo informações do Instituto, o tempo sofre alteração por causa da aproximação de uma frente fria, que vem perdendo força e deve chegar branda na Região Norte do Paraná.

De acordo com o gerente regional da Sanepar de Apucarana, Antonio Mauro de Souza, a falta de chuva ainda não afetou o nível de água no reservatório principal, feito pelo Rio Caviúna. “Temos o manancial superficial do Rio Pirapó e 25% da cidade é abastecida com água de poços artesianos”, explica. Souza afirma que não há risco de faltar água. Entretanto, ele pede para a população fazer o uso racional, evitando desperdício ao lavar calçadas e carros com mangueiras.

continua após publicidade

O Corpo de Bombeiros também alerta para o risco de queimadas em decorrência da vegetação seca, principalmente à margem das rodovias por causa da fumaça e da fuligem que atrapalha a visão dos motoristas.

A baixa umidade do ar aumenta o índice de doenças respiratórias. Especialistas recomendam tomar no mínimo dois litros de água por dia.